De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Juan Carlos Castro y Castro
Data de Publicação: 13 de Fevereiro de 2005
Uma configuração de área de trabalho que existe no KDE mas não no GNOME é a seguinte: podemos definir uma coleção de papéis de parede e configurar o desktop para mudar automaticamente de tanto em tanto tempo, dentro das imagens da coleção.
Através deste script, podemos replicar este comportamento no GNOME. Fazemos uso do comando gconftool-2, que a grosso modo é um "regedit" do GNOME. Entre as (muitas) coisas que ele é capaz de fazer, está mudar o papel de parede por linha de comando.
Definimos um diretório para guardar as várias imagens de papel de parede. No exemplo abaixo, usamos o subdiretório "wallpapers" embaixo do home de cada usuário. O script embutido na linguagem AWK recupera um item aleatório desse diretório, e o resultado é passado para o gconftool-2.
O script toma o cuidado de "matar" quaisquer instâncias anteriores dele próprio que estejam ativas, e pode ser desativado sendo chamado com o parâmetro "-k".
Para ativá-lo por padrão,
1) Mude as permissões para permitir execução:
chmod a+x wpcycle.sh
2) Copie o script para um diretório com acesso para todos os usuários (/usr/local/bin por exemplo)
3) No menu do GNOME, entre em Preferências -> Sessões (ou Preferências -> Mais Preferências -> Sessões).
4) Na aba "Programas Iniciais", adicione uma chamada para o wpcycle.sh.
5) Ajuste o intervalo de troca a seu bel prazer. Eu uso 1800 segundos (meia hora). Os números "quebrados" são para facilitar a busca por outros processos que estejam rodando. Por exemplo, para 10 minutos você poderia usar 600.093.
6) Popule o diretório ~/wallpapers com os seus wallpapers preferidos.
7) Dê logout e login no GNOME e divirta-se!
P.S.: O comando "sleep" é rodado no idioma inglês porque, se o seu sistema estiver configurado para português, ele exige que números decimais sejam separados por vírgula em vez de ponto.
P.P.S.: A técnica de extrair um determinado arquivo aleatório de um diretório pode ser útil para outros fins. Use sua imaginação. ;)
P.P.P.S: O pessoal do GNOME bem que poderia implementar isto nativamente, que nem no KDE.
P.P.P.P.S.: Chega de P.S.'s. Já tem demais.
#!/bin/sh # # wpcycle.sh - gira papeis de parede no GNOME 2.x # WPCINTERVAL=1799.987 WPDIR=~/wallpapers THISPROG=``basename $0`` THISUID=``id -u`` if [ 0$THISUID -eq 0 ] then exit 0 fi kill ``/sbin/pidof -x -o $$ $THISPROG`` >/dev/null 2>&1 if [ "$1" = "-k" ] then kill ``ps ax | grep "sleep $WPCINTERVAL$" | awk '{print $1}'`` >/dev/null 2>&1 exit 0 fi cd $WPDIR while [ 1 ] do WPFILE=`ls *.jpg | awk ' BEGIN { nfiles = 0; } { wplist[nfiles++] = $0; } END { srand(); print wplist[int(nfiles * rand())]; }'` gconftool-2 --type string -s /desktop/gnome/background/picture_filename "$PWD/$WPFILE" LANG=en sleep $WPCINTERVAL done
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários