De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Jefferson Ike
Data de Publicação: 25 de Janeiro de 2005
O aplicativo apt-cacher é um Servidor Proxy para pacotes GNU/Debian (.deb). Ele permite que sejam armazenados em cache os pacotes já tenham sido 'baixados' da Internet, ficando disponíveis pelo protocolo HTTP. Este serviço é similar ao uso do Servidor Proxy Squid, onde as páginas já acessadas, ficam armazenadas; quando é requisitada uma nova conexão à mesma página, o servidor procura primeiro em seu cache, caso não seja encontrado, um acesso à Internet é feito, retornando-se a página ao cliente. Assim com uso o apt-cacher, ganha-se em performance de instalação, pois todos os pacotes necessários para a instalação básica estarão na rede local (economia da banda de Internet) e economia de disco(HD), uma vez que só estarão no cache os pacotes utilizados pelos clientes da rede.
Execute o seguinte comando como root:
apt-get install apt-cacher
Edite o arquivo /etc/apt-cacher/apt-cacher.conf da seguinte forma:
cache_dir=<informe o diretorio em que você deseja ter o seu cache> admin_mail=<email do administrador do apt-cacher> generate_reports=1
Estas configurações são apenas o básico pra ter o seu cache funcional, existem outras opções que podem ser setadas conforme a necessidade de cada site.
Depois configurei o arquivo /etc/apt/sources.list desta forma:
deb http://meucache.com.br/apt-cacher/ftp.br.debian.org/debian/ testing main deb-src http://meucache.com.br/apt-cacher/ftp.br.debian.org/debian/ testing main
Após os passos anteriores, execute o comando como root:
apt-get update
Agora em todas as instalações de pacotes, o APT irá buscar primeiro no repositório interno, caso algum pacote não exista, o apt-cacher irá buscar no repositório externo. Assim, se este pacote for necessário novamente, o apt irá buscá-lo no repositório local.
Se você já tiver 'baixado' muitos pacotes para a instalação do GNU/Debian Linux , utilize o script Perl /usr/share/apt-cacher/apt-cacher-import.pl, que faz a importação dos pacotes GNU/Debian para o diretório do apt-cacher. Pra isso realizei estes passos:
cd /var/cache/apt/archives cp * /var/cache/apt-cacher/import/ /usr/share/apt-cacher/apt-cacher-import.pl
Em uma máquina cliente, realize o seguinte comando como root para que seja atualizada a lista de pacotes:
apt-get update
Todos os pacotes serão 'cacheados' pelo apt-cacher, tornando os pacotes disponíveis para o apt-get. Você pode acessar as configurações do seu cache pelo seu navegador web preferido caso você tenha um Apache instalado na máquina em que está o seu cache, através do endereço http://meucache.com.br/apt-cacher e um relatório do mesmo em http://meucache.com.br/apt-cacher/reports.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários