De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Ederson L. Corrêa
Data de Publicação: 11 de Dezembro de 2004
As vezes precisamos acessar remotamente um computador para executar alguma aplicação gráfica, seja para efetuar algum serviço em um cliente, dar um help para um amigo, ou até mesmo mostrar alguma funcionalidade na prática. Para isso já é consagrado o uso do VNC.
Entretanto, no linux temos um grande problema, pois não podemos compartilhar uma sessão atual. Sempre que iniciamos o vncserver ele abre uma nova sessão do X-Window, assim, uma pessoa que estiver no micro que está sendo acessado remotamente não pode ver o que está sendo feito (como ocorre em máquinas rodando o windows).
Bem, mas isso não é mais problema com a duplinha xclass + rfb. Com ela é possivel compartilhar qualquer sessão do X-Window (caso você tenha mais de uma aberta).
Os arquivos necessários podem ser baixados do site do projeto xclass no sourceforge, sendo que os pacotes mais atuais são rfb-0.6.1.1.tar.gz e xclass-0.9.1.tar.gz.
A instalação do xclass é bem simples:
tar -xvzf xclass-0.9.1.tar.gz cd xclass-0.9.1 ./configure make make install
A instalação do rfb é que foge do padrão:
tar -xvzf rfb-0.6.1.1.tar.gz cd rfb-0.6.1.1 make depend make cp x0rfbserver/x0rfbserver /usr/local/bin cp xrfbviewer/xrfbviewer /usr/local/bin cp xrfbviewer/xplayfbs /usr/local/bin cp man/man1/* /usr/local/man/man1
Pronto, agora toda vez que se quiser ativar o compartilhamento é só executar:
x0rfbserver
Na primeira vez que ele é executado abre-se uma janela para se editar as configurações, como senha, desabilitar teclado e mouse, etc. E sempre que se quiser alterar essas propriedades, basta clicar com o botão direito na janelinha do x0rfbserver e escolher "Properties".
Vale lembrar também, que o pessoal que usa KDE também pode compartilhar o desktop através do "Desktop Sharing" (K Menu -> System), que aliás também é baseado no rfb, só que numa implementação feita pelo pessoal do KDE.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários