De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Window Manager Improved

Colaboração: Luis Felipe Strano Moraes

Data de Publicação: 06 de Dezembro de 2004

Para aqueles que *realmente* gostam do VI e querem usar um gerenciador de janelas inspirado nele, existe o wmi.

Ele é, segundo o autor, feito para ser usado por 'hackers' (o autor inclusive tem um artigo publicado chamado "Improved GUI concepts for Hackers" disponível em http://wmi.modprobe.de/uploads/WMI/wmipaper.pdf), e é baseado em várias características de outros gerenciadores (larswm, ion, evilwm e ratpoison).

Ele é bem leve, não tem nenhuma dependência a não ser Xlib e a biblioteca padrão do C++ (mas ele está sendo portado para C agora). Trabalha tanto com tiles (o conceito usado pelo ion, onde as janelas são sempre maximizadas para ocupar a maior área disponível para elas) quanto com janelas normais (floating). Ele tem tabs para janelas que estão abertas (assim como os tabs de um navegador).

Para emitir comandos, é só digitar Alt+i e você está numa espécie de modo de comandos do vi, com opções do tipo cycle-next workspace, e etc. É possível também criar atalhos para esses comandos, e ele já vem configurado com vários atalhos para coisas como dividir um frame em dois e coisas do tipo. É realmente difícil descreve-lo sem a pessoa ver como ele funciona, então eu realmente recomendo que quem não está satisfeito com o seu gerenciador de janelas atual faça um teste (é bem pequeno).

Na primeira vez em que é aberto, um terminal é aberto com um mini-walktrough para que você aprenda os principais conceitos/comandos para usá-lo.

Ele também vem acompanhado de um progama muito útil chamado wmiremote que permite:

  • ver quais são as teclas de atalho que estão configuradas;
  • enviar comandos remotos para o gerenciador
  • colocar um texto na barra de status

Por exemplo, se você rodar :

  wmiremote -t "`date`"

ele colocará a data atual na barra de status, e se você fizer :

  while true; do wmiremote -t "`date`" ; done

você terá um relógiozinho funcionando :P

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Luis Felipe Strano Moraes