De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 26 de Novembro de 2004
Para quem não muita máquina, que é o meu caso, ou goste de um gerenciador de janelas sem frescuras sugiro o openb ox. Aparentemente ele não é tão amigável, mas depois de deixar ele redondinho fica muito massa !!!!
O Openbox é somente um gerenciador de janelas cru !!! Isso que dizer que ele não tem icones, painéis, reloginhos, etc ... Para resolver isso eu uso o fbpanel, que nada mais é que um simples páinel com uma lista de workspace disponíveis , uma lista de programas abertos e um relógio do lado esquerdo, permite aplicar transparência, criar um menu, ico nes de atalho e tudo mais.
Eu uso o idesk para adicionar icones no Openbox. <a href=http://www.tuxresources.org/tuxresources/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=13> Veja como instalar e configurar o idesk</a>
O Openbox tem um sistema de menus parecidos com seus irmãos da familia *box (blackbox, fluxbox). Também tem supor te a keybindings (Teclas de Atalhos).
Existe também o obconf, um programa que faz a configuração do Openbox. Não vou abordá-lo nesse artigo.
Vamos Primeiro pegar os pacotes necessários para a instalação.
Openbox -> www.openbox.org fbpanel -> http://fbpanel.sourceforge.net/
Você pode fazer a instalação dos binários referentes a tua distribuição ou compilar o código fonte, fica a seu go sto !!!! Aqui eu vou ensinar como se faz a instalação a partir do código fonte.
Código fonte :
Descompacte o arquivo entre no diretório e
$ ./configure $ make $ su # make install
Depois de instalado vamos configurar o Openbox; Primeiro vamos criar as pastas .config e openbox no home do usuário.
$ mkdir -p .config/openbox/
Aqui eu fiz a instalação a partir do código fonte e os arquivo de menu e rc se encontram na pasta /usr/local/etc/ xdg/openbox. Os arquivos são respectivamente: menu.xml[b] e [b]rc.xml
Se não encontrar nessa pasta use o locate ou o find para localizar os arquivos !!!!
Agora é so copiar os arquivos para dentro da pasta ~/.config/openbox/
$ cp /usr/local/etc/xdg/openbox/menu.xml ~/.config/openbox/ $ cp /usr/local/etc/xdg/openbox/rc.xml ~/.config/openbox/
O arquivo menu.xml é aonde fica o menu do Openbox. Não tem nenhum segredo a sua edição. Vo colocar o arquivo orig inal e um modificado depois e só seguir a lógica e personalizar de acordo com seu gosto e necessidade.
<?xml version=\"1.0\" encoding=\"UTF-8\"?> <openbox_menu xmlns=\"http://openbox.org/\" xmlns:xsi=\"http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance\" xsi:schemaLocation=\"http://openbox.org/ <a href=\"file:///usr/local/share/openbox/menu.xsd\" target=\"_blank\">file:///usr/local/share/openbox/menu.xsd</a>\"> <menu id=\"games-menu\" label=\"Games\"> <item label=\"Crack-Attack\"> <action name=\"Execute\"><execute>crack-attack</execute></action> </item> <item label=\"XFRisk\"> <action name=\"Execute\"><execute>xfrisk</execute></action> </item> <item label=\"Quake III\"> <action name=\"Execute\"><execute>quake3</execute></action> </item> </menu> <menu id=\"apps-menu\" label=\"Applications\"> <item label=\"Xterm\"> <action name=\"Execute\"><execute>xterm</execute></action> </item> <item label=\"Mozilla\"> <action name=\"Execute\"><execute>mozilla</execute></action> </item> <item label=\"Gaim\"> <action name=\"Execute\"><execute>gaim</execute></action> </item> <item label=\"Quark\"> <action name=\"Execute\"><execute>strange-quark</execute></action> </item> </menu> <menu id=\"root-menu\" label=\"Openbox 3\"> <menu id=\"apps-menu\" /> <menu id=\"games-menu\" /> <separator /> <menu id=\"client-list-menu\" /> <separator /> <item label=\"ObConf\"> <action name=\"Execute\"><execute>obconf</execute></action> </item> <item label=\"Reconfigure\"> <action name=\"Reconfigure\" /> </item> <separator /> <item label=\"Exit\"> <action name=\"Exit\" /> </item> </menu> </openbox_menu>
<?xml version=\"1.0\" encoding=\"UTF-8\"?> <openbox_menu xmlns=\"http://openbox.org/\" xmlns:xsi=\"http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance\" xsi:schemaLocation=\"http://openbox.org/ <a href=\"file:///usr/local/share/openbox/menu.xsd\! target=\"_blank\">file:///usr/local/share/openbox/menu.xsd</a>\"> <menu id=\"internet-menu\" label=\"Intenet\"> <item label=\"Mozilla Firefox\"> <action name=\"Execute\"><execute>firefox</execute></action> </item> </menu> <menu id=\"games-menu\" label=\"Games\"> <item label=\"Crack-Attack\"> <action name=\"Execute\"><execute>crack-attack</execute></action> </item> <item label=\"XFRisk\"> <action name=\"Execute\"><execute>xfrisk</execute></action> </item> <item label=\"Quake III\"> <action name=\"Execute\"><execute>quake3</execute></action> </item> </menu> <menu id=\"apps-menu\" label=\"Applications\"> <item label=\"Xterm\"> <action name=\"Execute\"><execute>xterm</execute></action> </item> <item label=\"Mozilla\"> <action name=\"Execute\"><execute>mozilla</execute></action> </item> <item label=\"Gaim\"> <action name=\"Execute\"><execute>gaim</execute></action> </item> <item label=\"Quark\"> <action name=\"Execute\"><execute>strange-quark</execute></action> </item> </menu> <menu id=\"root-menu\" label=\"Openbox 3\"> <menu id=\"internet-menu\" /> <menu id=\"apps-menu\" /> <menu id=\"games-menu\" /> <separator /> <menu id=\"client-list-menu\" /> <separator /> <item label=\"ObConf\"> <action name=\"Execute\"><execute>obconf</execute></action> </item> <item label=\"Reconfigure\"> <action name=\"Reconfigure\" /> </item> <separator /> <item label=\"Exit\"> <action name=\"Exit\" /> </item> </menu> </openbox_menu>
As alterações no menu só aparecem depois que você reiniciar o Openbox. Ou clicar no item no menu chamado Reconfig ure. &:P
O arquivo rc.xml é responsável pelas configurações do Openbox, tais como tema, focus, placement, desktops, keybin dings ... A edição do mesmo também não tem nenhum segredo, só da uma olhada no código e personalizar suas teclas de atalho.
Os temas para o Openbox se encontra nó dirétorio /usr/local/share/themes/
Descompacte o arquivo entre na pasta e
$ ./configure --transparency (Estamos abilitando a transparência) $ make # su # make install
Pronto agora vamos ver o arquivo de configuração do fbpanel ... Ele fica no diretorio: /usr/share/fbpanel/default (Eles está bem comentando. Tem várias coisa que pode ser feita com o fbpanel. Para mai s informações consulte a docuntação na pagina do fbpanel.) Esse arquivo e lido se nao encontrado na pasta .fbpanel no home do usuário. Vamos criar a pasta e criar o arquivo.
$ mkdir ~/.fbpanel $ cp /usr/share/fbpanel/default ~/.fbpanel
Editando o arquivo ~/.xinitrc Se o arquivo nao existir crie-o.
Segue abaixo um exemplo de um arquivo configurado para usar o Openbox como gerenciador de janelas e o fbpanel, e setar uma imagem como papel de parede. Aqui será colocada uma chamada para o hpanel, uma imagem (Papel de Parede) e o Openbox.
$ vi ~/.xinitrc # Iniciando o fbpanel fbpanel & # Setando um papel de parede # Eu uso o slacware e utilizo para setar papéis de parede o xv e o Esetroot. xv -quit -max -root caminho_da_imagem & # Iniciando o Openbox openbox
Agora e so curtir seu novo gerenciador de janelas. :P
Error: No domain found