De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Lilo com figura animada

Colaboração: Moesio Medeiros

Data de Publicação: 15 de Novembro de 2004

O modo como o lilo evoluiu já é bem conhecido por muita gente que usa mais de um SO por máquina. Antes só era uma tela de opções no modo texto onde se poderia escolher a partição ou o kernel que seria carregado. Depois passou a ser uma janela vermelha com as opções de carga e com o prompt abaixo, como o Conectiva. Por último já se pode colocar uma figura com uma certa complexidade, escolher cores e a posição para o prompt e para o relógio do time-out.

Mas que tal ter agora um lilo com uma figura animada? Sabendo-se que era possível ter uma função de callback na hora que a imagem aparecia, um maluco resolveu usar isso para o bem e criar um lilo animado.

Basta executar uma versão especial do lilo para sua disitribuição depois de fazer uma modificação no lilo.conf substituindo as linhas que se referem a imagem inicial por uma única linha indicando o arquivo que gerará a animação. Ou seja, no meu lilo.conf havia:

  bitmap = /boot/kurumin.bmp
  bmp-colors = 255,9,;9,255,
  bmp-table = 61,15,1,12
  bmp-timer = 73,29,255,9

e substituí tudo isso por

  message = /boot/xray-blue.boot

que indica que será carregado o /boot/xray-blue.boot para ser a animação.

No site http://www.gamers.org/~quinet/lilo/index-en.html existe um software para gerar as animações de boot, alguns modelos já prontos que podem ser alterados e o link para versões do lilo em red-hat e slackware.

Tem até imagem que é uma simulação do jogo Lbreakout.

Eu uso o Kurumin-Debian e usei o binário pré-compilado em /sbin/lilo que tem no pacote para o slackware e funcionou perfeitamente.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Moesio Medeiros