De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Mais de uma janela de login gráfico

Colaboração: Rodrigo Bernardo Pimentel

Data de Publicação: 24 de Outubro de 2004

Meu desktop fica sempre ligado, com uma sessão minha aberta (com a tela travada, quando não estou usando). No entanto, de vez em quando alguém vem à minha casa e precisa (ou quer) usar o computador. Com apenar uma tela de login gráfico (e assumindo que o novo usuário precise de ambiente gráfico), isto requereria que eu fechasse a minha sessão para disponibilizar ao visitante. Isso pode ser bastante inconveniente, já que eu costumo ter diversos programas rodando, janelas abertas etc. E, também, pela simples chatice de ter de fechar tudo e abrir novamente mais tarde.

Para resolver este tipo de problema, podem-se criar diversas janelas de login gráfico, seja com o xdm, com o kdm ou com o gdm.

Eu uso este último, e, na Debian, sua configuração fica em /etc/gdm/gdm.conf (segundo informações que achei online, Red Hat e Suse usam, respectivamente, /etc/X11/XF86Config e /etc/opt/gnome2/gdm/gdm.conf, mas pode ser necessário procurar o arquivo correto). Este arquivo tem uma sessão chamada [servers]. Um pouco abaixo, deve haver algo como:

  0=Standard

Esta linha diz que o display 0 (o primeiro) se refere ao servidor definido na sessão [server-Standard] (um pouco abaixo). Neste ponto, pode-se tanto simplesmente acrescentar, à sessão [servers], a linha

  1=Standard

ou definir um novo servidor (por exemplo, [server-Guest]), configurá-lo adequadamente e, na sessão [servers], acrescentar uma linha como

  1=Guest

Reinicie o ambiente gráfico (/etc/init.d/gdm restart) e pronto! Ctrl-Alt-F7 (assumindo uma configuração padrão de tty) para a primeira janela de login gráfico, Ctrl-Alt-F8 para a segundo, basta alternar. O procedimento é análogo para mais janelas de login.

A configuração do xdm e do kdm, na Debian, é feita em /etc/X11/xdm/Xservers (segundo documentação online, é o mesmo ou /etc/X11/XF86Config para Suse e Red Hat). Neste arquivo, há uma linha da forma

  :0 local /usr/X11R6/bin/X vt7 -dpi 100 -nolisten tcp

Para acrescentar uma nova tela de login gráfico, é necessário alterar esta linha e acrescentar uma nova, referente ao novo display. O resultado final é

  :0 local /usr/X11R6/bin/X :0 vt7 -dpi 100 -nolisten tcp
  :1 local /usr/X11R6/bin/X :1 vt8 -dpi 100 -nolisten tcp

Com isto, de forma semelhante ao gdm, basta reiniciar o xdm (ou kdm), e utilizar Ctrl-Alt-F7 e Ctrl-Alt-F8 para alternar entre as janelas.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rodrigo Bernardo Pimentel