De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 05 de Julho de 2004
O aplicativo screen é um gerenciador de sessões, que permite múltiplas conexões a partir de uma tela de aplicativo (ssh, telnet, etc.).
Eu uso muito em minha casa. A partir de uma janela do xterm, eu me conecto em um computador remoto e crio diversas sessões remotamente, uma lendo email, outro editando um site, e assim por diante.
Ao chegar ao computador remoto, digito screen. Para abrir novas sessões basta digitar <CTRL-A><CTRL-C>. Posso criar desta forma diversas janelas. Para passar de uma para outra, digito <CTRL-A><CTRL-N> e desta forma vou circulando pelas sessões criadas. Para alternar entre duas sessões apenas, digito <CTRL-A><CTRL-A>.
Um uso interessante e pouco explorado é o uso do screen para trabalho colaborativo, algo na linha do eXtreme Programming com seu parceiro a centenas de quilometros de distância.
O trecho a seguir foi traduzido de uma discussão no Slasthdot:
Um dos recursos menos utilizados do screen é a sessão multi-usuário. Eu já usei isto para fazer desenvolvimento de software à maneira do XP com um colega que estava trabalhando a 900 milhas de distância.
Eu fiz assim: abrir o screen com um arquivo de configuração screenrc temporário contendo as seguintes linhas:
multiuser on addacl other_username detach
Observe que eu que eu uso a opção detach para o screen. Digite "screen -ls" para obter o nome da sessão (para a outra pessoa), então digite "screen -r" para reconectar (reattach). A outra pessoa faz então uma conexão via ssh para a minha máquina e digita "screen -s nome-da-sessão". É possible criar um script para fazer tudo isto mais fácil.
Nós então conversamos por telefone (headfones altamente recomendados) enquanto digitamos simultaneamente na tela como vi. É divertido porque então começamos a gritar um para o outro "Não, não, deixe EU digitar". Ainda assim, estas sessões estão entre as minhas mais produtivas porque nós podemos pegar os erros uns dos outrso e programar as partes do programa em que temos mais conhecimento.
O programa screen faz parte da maioria das distribuições GNU/Linux. A seguir reproduzo a descrição do pacote:
Description: a terminal multiplexor with VT100/ANSI terminal emulation screen is a terminal multiplexor that runs several separate "screens" on a single physical character-based terminal. Each virtual terminal emulates a DEC VT100 plus several ANSI X3.64 and ISO 2022 functions. Screen sessions can be detached and resumed later on a different terminal. . Screen also supports a whole slew of other features. Some of these are: configurable input and output translation, serial port support, configurable logging, multi-user support, and utf8 charset support.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários