De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Mateus Caruccio
Data de Publicação: 05 de Maio de 2004
Alguns recursos interessantes da shell Bash, que podem agilizar seu trabalho:
pushd: empilha um diretorio popd: desempilha um diretorio
Se voce vai trabalhar com muitos diretorios, é interessante utilizar uma pilha para armazenar seus nomes e trocar o diretorio corrente.
~>$ pushd /tmp/ ==>> empilha /tmp/ /tmp ~ /tmp>$ pushd /var/lib/ ==>> empilha /var/lib/ /var/lib /tmp ~ /var/lib>$ pushd /usr/local/include/ ==>> empilha /usr/local/include/ /usr/local/include /var/lib /tmp ~ /usr/local/include>$ popd ==>> desempilha /usr/local/include/ /var/lib /tmp ~ /var/lib>$ popd ==>> desempilha /var/lib/ /tmp ~ /tmp>$ pushd /home/ ==>> empilha /home/ /home /tmp ~ /home>$ cd /etc/ ==>> troca primeiro da pilha e troca para /etc/ /etc>$ dirs ==>> mostra pilha /etc /tmp ~ /etc>$ popd ==>> desempilha /etc/ /tmp ~ /tmp>$ popd ==>> desempilha /tmp/ ~ ~>$ dirs ==>> mostra pilha ~ ~>$
Outra feature bastante util é a variavel de ambiente CDPATH. com ela podemos dfinir o caminho de procura para o comando cd, da mesma forma que existe a variavel PATH para execucao de arquivos:
~>$ export ~>$ export CDPATH=".:/usr/local/apache" ~>$ cd htdocs /usr/local/apache/htdocs /usr/local/apache/htdocs>$
Primeiro, a variavel foi inicializada com dois diretorios, o ".", para o diretorio corrente, e o "/usr/local/apache". Como eu costumo acessar o diretorio "/usr/local/apache/htdocs" frequentemente, setei o caminho do CDPATH para que inclua um nivel abaixo do htdocs, assim, quando eu digito cd htdocs, o shell procura o diretorio ./htdocs, se nao encontar, procura /usr/local/apache/htdocs, que é onde eu qeuro ir. o CDPATH é ignorado caso o diretorio inicie com "/".
Microsoft announced that it is selling advertising space in the error messages that appear in Windows. Acknowledging for the first time that the average user of their operating system encounters error messages at least several times a day, Microsoft is trying to take financial advantage of the unavoidable opportunity to make an ad impression.
"We estimate that throughout the world at any given moment several million people are getting a 'General Protection Fault' or 'Illegal Operation' warning. We will be able to generate significant revenue by including a short advertising message along with it," said Microsoft marketing director Nathan Mirror. He also mentioned that Microsoft is intending to add banner ads into its Blue Screen of Death in the near future.
The Justice Department immediately indicated that they intend to investigate whether Microsoft is gaining an unfair advantage in reaching the public with this advertising by virtue of its semi-monopolistic control over error messages.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários