De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

SSH - Autenticacao via chave publica

Colaboração: Fagner Goncalves

Data de Publicação: 04 de Maio de 2004

Estes dias estive precisando fazer um script e como não posso usar ftp, tive de recorrer ao scp, mas o mais interessante foi o método usado.

Normalmente quando precisamos nos comunicar com outra máquina, usamos o SSH. Para tal, precisamos ter um login e senha na máquina.

Usando chave publica, podemos automatizar e bastante este processo de ssh -l nome maquina, sem precisar digitar a senha e apenas ssh maquina ou ate mesmo scp arquivo@maquina:/local/ e por ai vai.

Para comunicacao entre 2 máquinas, por exemplo, precisamos do sequinte :

  1. Gerar a chave nas 2 máquinas;

  2. Criar o arquivo authorized_keys em $HOME/.ssh/ ;

Como vimos, não é dificil, mas vamos passo a passo:

Para gerar o arquivo, utilizaremos o comando

  ssh-keygen -t rsa

na maquina2. Isto gerara um arquivo chamado id_rsa e id_rsa.pub. Este último arquivo nos interessará no proximo passo.

Depois, editaremos o arquivo $HOME/.ssh/authorized_keys na maquina1 e colocaremos o conteudo do arquivo id_rsa.pub da maquina2 aqui.

  (cat id_rsa.pub > $HOME/.ssh/authorized_keys) 

pode ser feito para agilizar o processo.

Pronto. O usuario "foo" da "maquina2" poderá fazer

  ssh maquina1

e nem precisará digitar a senha, pois a autenticacao foi feita por chave publica.

Faça o mesmo com a maquina1 e pronto.

PS's: SSH2 usado; cada usuário precisará fazer o seu.


Tomagotchi Lawsuit

Microsoft (MSFT) has announced a 54 million dollar lawsuit against Tomagotchi maker, Bandai. Microsoft is claiming that the Tomagotchi (the Japanese electronic pet that's all the rage with kids) is an infringement of its intellectual property.

Microsoft spokesperson Erik Loregard stated, "Software that needs constant, even hourly attention or else it dies? Sounds like Windows to me. This is clearly an infringement on our technology."

The Bandai company spokesman refused to comment on the suit.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Fagner Goncalves