De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Vim - Substituição de caracteres em múltiplos arquivos

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de Março de 2004

O editor vim pode realizar um processamento automatizado em múltiplos arquivos. Para isto, inclua as diretivas a serem processadas em um arquivo, por exemplo, "trocas.vim":

trocas.vim

  :%s/José Aparecido/João Aparecido/g
  :%s/Copyright/Copyleft/g
  :wq

Escrevemos então um pequeno shell script que invoque o vim sucessivas vezes para realizar as modificações:

  #!/bin/sh
  
  for file in *.c
  do
    vim -s trocas.vim $file
  done  

Recordando uma dica anterior, podemos usar a facilidade de gravação de comandos do vim, para automaticamente registrar os comandos a serem executados:

  vim -w trocas.vim arquivo1.txt

Podemos agir desta forma quando os comandos a serem executados forem complexos e numerosos. Por exemplo, quando precisamos fazer alterações no código de dezenas de programas e as mudanças exigem comandos complexos.

É claro que isto pode ser executado de milhões de formas diferentes com sed, etc... Mas eu estou falando do vim ;-)


pppoe + radius + firewall + controle de banda

Colaboração: "Marcus Maciel(ScOrP|On)" <<scorpion (a) underlinux com br>>

Tenho um provedor wireless em Resende, interior do Rio de Janeiro, e sempre tive problemas com clientes, pois não tinhamos um sistemas de autenticação , nem controle de banda e ainda tinhamos uma grande dificuldade, pois precisavamos ter em todos os predios uma maquina fazendo uma NAT. Depois desta solução meus problemas diminuiram em pelo menos 90%

Como ela funciona e o que faz ?

Basicamente centraliza todas as regras de firewall, limitação de banda e autenticação de usuários por senha. Sendo que voce pode dividir por grupos os usuários. ou seja voce cria os grupos no sistema e coloca no radius as instrucoes de firewall e limitação de banda.

Quando o usuário autenticar no sistema ele ja recebera a sua banda previamente contratada alem das regras de firewall que foram escolhidas para o grupo de cliente. Lembrando que a configuração individual tambem e possivel.

Para autenticar os clientes. Os mesmos terão que instalar em suas maquinas uma especie de discador pppoe que funciona em todas as versões do windows e pode ser baixado em: http://www.raspppoe.com/

O artigo com as explicacoes de como montar o servidor de pppoe

  1. radius + firewall + controle de banda esta disponivel em: http://www.underlinux.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=223

    Duvidas sobre o artigo devem ser enviadas o forum da underlinux: http://forum.underlinux.com.br

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida