De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Como criar e extrair um backup em uma unidade de fita remota (2)

Colaboração: Gilberto Burgert

Data de Publicação: 12 de Fevereiro de 2004

O comando dd , utilizado dessa forma, criará blocos muito pequenos e em alguns casos pode fazer um backup de 3 horas demorar 10 horas. Por conta disso, eu costumo adicionar o bs (block size) ao comando. Para fazer, ficaria

  $ tar cvf - <diretorio a copiar> | ssh <maquina remota> dd of=/dev/rmt0 bs=1024k

o que faz com que os blocos de escrita sejam de 1MB. Não fiz testes para saber qual o melhor número, mas o caso de diminuir de 10h para 3h já me deixou satisfeito.

Um dos maiores problemas ao se fazer backup remoto é o erro. O pipe só redireciona o stdout, mas não o stderr, e por isso a confiabilidade do backup fica prejudicada. Em alguns casos extremos, tivemos backups maiores que o tamanho máximo da fita retornando OK.

Outro problema é abrir o ssh a comandos, e ainda por cima de root. A única forma que eu conheço de fazer isso é utilizando as chaves, mas mesmo assim em algumas versões do ssh precisamos abrir o PermitRootLogin , o que a meu ver é uma brecha de segurança.

Recuperação MBR

Colaboração: Joao S. O. Bueno <<gwidion (a) mpc com br>>

Se o backup do MBR for feito para o setor de boot de um floppy, pode-se bootar a partir do floppy como se estivesse bootando do HD de onde o MBR foi copiado.

Assim, se algo, como a instalação de um novo sistema operacional, destruir a MBR original, pode-se bootar a partir do Floppy - o sistema se comporta como se tivesse bootado a partir do HD, antes da destruição do MBR. Então é só restaurar o backup, também com o comando DD, ou, se for o caso, re-instalar o boot loader.

Procedimento:

  dd if=/dev/hda of=/dev/fd0 bs=512 count=1

Eu já fiz isso algumas vezes, e funciona direitinho.


Calculadora IP em PHP

http://www.lafraia.com/ipcalc/

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Gilberto Burgert