De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Comunidade Linux brasileira divulga lista de compatibilidade de equipamentos e serviços

Colaboração: Augusto Campos

Data de Publicação: 25 de Janeiro de 2004

Com a ausência de suporte oficial ao Linux por parte de grande parte dos produtores de hardware e provedores de serviços, os usuários do mais popular sistema operacional livre muitas vezes encontram dificuldade para descobrir se as ofertas do mercado são compatíveis com o seu software. Ou encontravam, já que esta barreira acaba de se tornar um pouco menos difícil para os usuários brasileiros.

Conhecendo esta dificuldade típica, o site brasileiro <a href=http://br-linux.org/>br-linux.org</a> manteve aberto durante 3 semanas do final de 2003 o convite para que os usuários preenchessem um formulário descrevendo suas experiências com os mais diversos itens, do provedor de banda larga à câmera digital, do disco rígido ao gravador de CD.

Utilizando conceitos que iam desde o "Não funcionou em meus testes" até o "Foi reconhecido e configurado automaticamente pelo sistema", um número expressivo de usuários nacionais compartilhou seu conhecimento sobre a compatibilidade de 27 itens de hardware e serviços com 10 distribuições de Linux.

Todo este esforço culminou na divulgação dos resultados da "Pesquisa Nacional de Compatibilidade BR-Linux.org 2004" (http://br-linux.org/compatibilidade). São mais de 7000 itens abrangendo todas as distribuições de Linux com participação expressiva no mercado nacional.

E os métodos típicos da comunidade livre foram empregados a rigor: não apenas os formulários eram de preenchimento aberto, liberando cada usuário para descrever seu equipamento como achasse melhor (e acrescentando níveis extras de complexidade à posterior tabulação dos dados), como ainda os resultados publicados foram disponibilizados sob uma licença pública - a Free Documentation License, publicada pela Free Software Foundation.

A pesquisa recebeu o apoio de empresas nacionais como a Livraria Tempo Real, a Conectiva, Revista do Linux, Revista Geek e Linuxmall, e foi divulgada com entusiasmo pelos mais diversos órgãos de opinião dos grupos de usuários Linux nacionais, mostrando a demanda existente por informações extensivas e confiáveis sobre o suporte ao Linux.

SOBRE O BR-LINUX.ORG: O site br-linux.org está em atividade desde 1996 trazendo para a comunidade Linux brasileira notícias atualizadas e tutoriais originais e abrindo espaço para a discussão sobre o software livre - tudo em bom português.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Augusto Campos