De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 23 de Janeiro de 2004
Sistemas GNU/Linux possuem um comando muito útil, o rename.
Com este comando é possível alterar facilmente a extensão de diversos arquivos:
rename .htm .html *.htm
O comando acima irá substituir todos os arquivos terminados em .htm por .html.
Mas não é só isto:
% ls jose.txt joseovaldo.txt josenir.txt % rename jose joao jose.??? % ls joao.txt josenir.txt joseovaldo.txt % rename jose ricardo *ovaldo.txt % ls joao.txt josenir.txt ricardoovaldo.txt
Muito interessante. Agora é só usar a criatividade :-)
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp.
Desde o início de sua popularização - e já se vão duas décadas -, o computador pessoal evoluiu enormemente. Ganhou mais memória, velocidade e capacidade de processamento, ligou-se em rede pela Internet e passou a ser vendido em supermercados. Mas em pelo menos um ponto continua praticamente da mesma forma que na década de 80: na hora de ser ligado.
Por que o PC demora tanto para ligar? Por que não pode estar pronto para funcionar com a mesma velocidade da TV, do rádio ou de qualquer outro produto eletrônico? São dúvidas que atormentam os usuários desde o advento da microinformática. Se depender da InterVideo, dos Estados Unidos, a ladainha pode ter chegado ao fim e ninguém mais vai precisar esperar longos segundos ¿ ou minutos, dependendo do que estiver instalado, olhando nuvens na tela do micro. A empresa demonstrou na semana passada, durante o Consumer Electronics Show, em Las Vegas, o InstantON PC, que traz uma solução extremamente criativa. Como cada vez mais o computador é utilizado para funções de entretenimento, o sistema da InterVideo utiliza uma adaptação do sistema operacional Linux, batizada de LinDVD. Com o programa, a máquina se inicia muito mais rapidamente, ficando pronta para funcionar como TV, vídeo, DVD ou para ouvir música em CD, rádio ou MP3. Segundo a revista New Scientist, no lugar de ter seu funcionamento baseado em um disco rígido, o LinDVD é leve o suficiente para ser contido em um chip de memória, que é ligado em menos de dez segundos. "Para funções de entretenimento, o InstantON PC é totalmente Linux.
Ele usa o Windows para as operações que exigem mais tempo para a máquina processar as informações, como em um processador de textos", disse Andy Marken, da InterVideo.
A empresa norte-americana é mais conhecida por ser a criadora do popular WinDVD, software que permite rodar DVDs em micros com Windows. A tecnologia InstantON foi desenvolvida em parceria com a IBM e a Sony. Para rodar o sistema, a máquina deve ter no mínimo um chip Pentium 4 com 128 Mb de RAM. A InterVideo está desenvolvendo com a Sharp a adaptação da tecnologia para notebooks.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários