De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

vi - Edição de múltiplos arquivos

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 10 de Setembro de 2003

O editor de textos vim, padrão em muitas distribuições GNU/Linux, oferece um recurso muito útil para a edição de múltiplos arquivos. É possível dividir a janela de edição em duas, com um arquivo em uma janela e outro arquivo na outra janela.

Para ativar o vim neste modo, use:

  vim -o arquivo_1.txt arquivo_2.txt

Este comando abre as janelas de edição na horizontal. Se preferirmos o contrário, as janelas de edição na vertical, devemos fazer:

  vim -O arquivo_1.txt arquivo_2.txt

A diferença é a diretiva -o ou -O (letra o grafada em minúsculo e maiúsculo.

Uma vez aberto o editor com os dois arquivos, para alternar entre uma janela e outra, digite <CTRL> w w (pressione a tecla <CTRL> e em seguida a tecla w duas vezes).

É um recurso extremamente útil, especialmente para quem precisa realizar alterações em um arquivo e ao mesmo tempo confrontá-lo com o arquivo original.

Na verdade voce pode editar quantos arquivos quiser desta forma. Eu forneci o nome de dois arquivos, mas voce pode especificar quantos desejar:

  vim -o a b c d e f g h

irá abrir 8 janelas de edição. Mas isto é para quem é realmente multitarefa. Eu fico só nas duas mesmo :-)


Grupo de Usuários RedHat Brasil http://www.rhbr.com.br

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida