De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

O utilitário mpage

Colaboração: Sergio Salgueiro

Data de Publicação: 15 de Agosto de 2003

O pacote mpage é um utilitário interessante, e pouco explorado no Linux. Com ele, é possível criar um gerenciador de impressão no seu micro, criando um script simples.

O utilitário mpage captura uma entrada em texto ou postscript e gera um outro postscript com duas, quatro ou oito páginas, agrupadas na mesma página.

Assim, você poderia comprimir um texto longo, economizando papel e visualizando a impressão antes de enviar para a impressora.

E que tal criar um comando para facilitar o uso? No meu caso, eu criei três scripts, print2, print4 e print8, já indicando o número de páginas que serão exibidas em cada página do novo arquivo.

O arquivo print2 ficou assim:

  #!/bin/bash
  mpage -2 -b A4 -a $1 > /tmp/p2.ps
  gv /tmp/p2.ps

Na primeira linha, o seu script indica quem vai executar o script. Neste caso, o bash. Na segunda linha, o comando mpage recebe o nome do arquivo ($1) e utiliza os parâmetros "-2" (duas páginas na página), "-b A4" (tamanho do papel) e cria o arquivo "p2.ps" no diretório /tmp. A terceira linha chama o GhostViewer (gv) e mostra como ficou o seu novo arquivo. Depois, basta imprimí-lo, ou corrigí-lo e chamar o comando novamente.

Para mostrar quatro páginas por página, basta trocá-lo por "-4" ou retirá-lo, já que este é o default.

Outra possibilidade é mandar imprimir oito páginas por página, o que é ideal para fazer aquela cola!

  #!/bin/bash
  mpage -8 -b A4 -a $1 > /tmp/p8.ps
  gv /tmp/p8.ps

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Sergio Salgueiro