De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Caio Souza Mendes
Data de Publicação: 10 de Julho de 2003
Bem eu escrevi esse artigo com 2 intenções:
Eu vou começar por uma explicação básica do que é e pra que serve o pptp. Bem, o pptp significa Point-to-Point Tuneling Protocol. É um protocolo criado pela microsoft para fazer uso de VPN (Virtual Private Networks). Esse pptp client pode ser usado para se conectar 2 VPN's. Aqui eu vou explicar como conectar na internet usando ele. Minha experiência com o pptp client começou quando eu coloquei ADSL em minha casa. O meu "modem", que na verdade é um roteador, é um Alcatel Speed Touch Pro. Ele tem 2 modos de operação principais: PPP e PPTP. No modo ppp ele funciona como router, e eu não preciso fazer nenhuma configuração tanto no windows, quanto no linux. Basta usar DHCP e pronto, estou conectado na internet. Só que a principal desvantagem disso é que no modo router eu não consigo abrir servidor de nada. E também não se pode receber arquivos por icq, irc, etc. Descobri como mudar a configuração pra PPTP. Daí eu tive que criar um discador dial-up no windows e, em vez de usar um modem, usei o Adaptador VPN da Microsoft. Bem, no linux, eu achava que deveria usar aquele rs-pppoe que vem com a maioria das distribuições. Mas o pppoe é um outro protocolo. O pptp client usa o pppd para fazer as conecções, portando sua configuração inclui configurar o pppd também.
Eu revirei a internet e achei um artigo bem simples, mas funcional, de como fazer a conexão pptp com o meu modem. Nesse artigo eu quero ser mais abrangente e explicar, em termos gerais, como funciona o pptp client. Vou explicar como faço pra conectar ao meu modem, mas esses passos podem ser usados para você conectar a qualquer servidor PPTP.
Agora vem a receita de bolo:
A primeira coisa a fazer é pegar o pptp-client. A página do projeto eh http://pptpclient.sourceforge.net/. Aconselho você a pegar o source. O rpm, quando você for instalar, vai pedir o mppe. E, confesso a vocês, não consegui instalar esse mppe. Se você instalar com a opção --nodeps, o pptp client funcionará do mesmo jeito. Para compilar é aquela receita básica: tar -zxf pptp-linux-X.X.X.tar.gz entre no diretório criado e digite:
./configure make
e como root:
make install
Depois de instalado, o resto do processo é simples. Todos os passos seguintes só podem ser executados como ROOT.
Aqui eu uso DHCP para colocar o ip da minha placa de rede. O DHCP é pego do meu modem, portanto o ip é da mesma classe do modem (10.0.0.138).
Uma coisa importantíssima, que eu sofri muito pra descobrir e estava me causando problema, é que você NÃO pode ter um gateway. Se vc digitar route e aparecer algo assim:
Kernel IP routing table Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref Use Iface localnet * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth0 loopback * 255.0.0.0 U 0 0 0 lo
Tudo bem, você não tem um gateway. Agora se aparecer algum ip na sessão Gateway, você terá que apagá-lo com o seguinte comando: route del default.
Essa parte de configuração da rede vai mudar muito. Mas para mim eu tive que apagar o gateway.
Certo, agora você deve editar o arquivo /etc/pap-secrets:
ele deve estar com algo assim:
# Secrets for authentication using PAP # client server secret IP addresses
Você deve colocar seu nome de usuário e senha, no meu caso da internet, para que ele fique assim:
# Secrets for authentication using PAP # client server secret IP addresses "usuário" "senha" "senha"
Agora você deve editar o arquivo /etc/options
Esse arquivo é o arquivo usado pelo pppd por padrão.
As principais opções que ele deve conter são:
lock
updetach
(para ele mostrar o ip e dns que vc vai pegar do servidor)
noipdefault
(porque o meu ADSL tem ip dinâmico)
usepeerdns
(para ele pegar os endereços dos DNS quando conectar, nem sempre funciona, por isso vc pode ter q editar o /etc/resolv.conf e colocar os DNS's lah com a seguinte sintaxe: nameserver <ip do DNS>, sem <>) defaultroute (para fazer com que ao conectar, a conexão seja a padrão e seja "enxergada" por todo o linux. se vc digitar route deve aparecer lah o ppp0 como default)
Essas opções são as principais. As outras são opções do pppd. Nada que um bom man pppd não resolva.
Feitas essas configurações você pode tentar a conexão com o seguinte comando:
pptp <ip do servidor> (no meu caso 10.0.0.138)
Ele deverá conectar. Para testar se está funcionando, basta digitar ifconfig e ver se apareceu uma nova interface chamada ppp0. Se apareceu é porque você está conectado e pronto pra navegar.
Bem é isso pessoal. Espero ter ajudado alguém com esse artigo/tutorial
Qualquer dúvida, me mande um e-mail.
Giancarlo Razzolini lock@onda.com.br
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários