De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Cleymone Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 07 de Maio de 2003
É provável que a grande maioria de usuários Red Hat já tenha tido problemas de dependências, ao instalar/atualizar/remover um novo pacote em sua distribuição Red Hat. Existe um gerenciador de pacotes, que foi portado das ferramentas apt do Debian para distribuições baseadas em RPM. APT é um sistema gerenciador de pacotes. apt-get é uma ferramenta de linha de comando para manipular pacotes, permitindo instalação, atualização e remoção dos mesmos. As dependências são automaticamente resolvidas, de modo que ao instalar um pacote que precisa de outros, ele baixará todos os pacotes necessários e os instalará.
Passos:
rpm -ivh apt-versão-correta-para-minha-distribuição.rpm
Acquire { Retries "0"; http { proxy "http://LOCAL-PROXY:PORT"; }; ftp { proxy "ftp://LOCAL-PROXY:PORT"; passive "true"; proxy::passive "true"; }; }Substitua os campos LOCAL-PROXY e PORT para valores de seu proxy.
Pode também adicionar novas linhas relevantes para sua distribuição. O formato de cada entrada neste arquivo é:
tipo uri distribuição componente1 componente2 componente3
Exemplo:
rpm ftp://apt-rpm.tuxfamily.org/apt redhat/7.3/en/i386 os updates extra
rpm-sr ftp://apt-rpm.tuxfamily.org/apt redhat/7.3/en/i386 os updates extra
Esta informação é obtida nos sites que são "APT enabled", ou seja, oferecem pacotes em repositórios apt. Importante: Red Hat não disponibiliza seus pacotes através do utilitário apt.
Procure no http://freshrpms.net/ por outros sites, que ofereçam pacotes em repositórios apt.
obs.: em algumas versões precisa executar 2 vezes este comando, pois tem um bug
Este comando serve para atualizar a base de dados particular do apt, sobre quais pacotes estão instalados, quais não estão e quais estão disponíveis para instalação. O programa apt-get usa esta base, para encontrar como instalar pacotes pedidos pelo usuário e pacotes adicionais, que são necessários para o pacote pedido funcionar apropriadamente. Todas as vezes que o arquivo /etc/apt/sources.list for modificado, execute este comando para o APT obter a lista de pacotes do "source" que vc especificou. Este comando criará sua base no diretório /var/state/apt/lists/.
Porém, isto ainda pode não ser suficiente para vc conseguir instalar o pacote desejado, pois ele pode não estar disponível nos "mirrors apt enabled". Boa sorte!!
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários