De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

GNU Linux - Desabilitar respostas a comandos ping

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 10 de Março de 2003

Para fazer com que seu computador não responda a comandos do tipo "icmp echo", ou ping, como é mais conhecido, você pode simplesmente mudar o valor do arquivo /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all:

  # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all

O comando ping pode ser usado por pessoas mal intencionadas que queiram explorar falhas nos protocolos TCP/IP. Esconder seu servidor, fazendo com que não responda a comandos ping, pode ajudar a tornar seu ambiente mais seguro.

O comando acima faz a modificação apenas temporariamente. Para fazer com que esta modificação seja permanente, edite o arquivo /etc/sysctl.conf, e modifique a linha

  net.ipv4.icmp_echo_ignore_all = 0

para

  net.ipv4.icmp_echo_ignore_all = 1

O arquivo /etc/sysctl.conf permite que diversos parâmetros do kernel sejam modificados para garantir uma maior performance ou uma maior segurança de seu sistema.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida