De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 10 de Março de 2003
Para fazer com que seu computador não responda a comandos do tipo "icmp echo", ou ping, como é mais conhecido, você pode simplesmente mudar o valor do arquivo /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all:
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all
O comando ping pode ser usado por pessoas mal intencionadas que queiram explorar falhas nos protocolos TCP/IP. Esconder seu servidor, fazendo com que não responda a comandos ping, pode ajudar a tornar seu ambiente mais seguro.
O comando acima faz a modificação apenas temporariamente. Para fazer com que esta modificação seja permanente, edite o arquivo /etc/sysctl.conf, e modifique a linha
net.ipv4.icmp_echo_ignore_all = 0
para
net.ipv4.icmp_echo_ignore_all = 1
O arquivo /etc/sysctl.conf permite que diversos parâmetros do kernel sejam modificados para garantir uma maior performance ou uma maior segurança de seu sistema.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários