De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Coleção de Bugs de Software

Colaboração: Daniel Santos de Lima

Data de Publicação: 16 de Maio de 2002

O Daniel me enviou uma página muito interessante, embora trágica. O Prof. Thomas Huckle, da Alemanha, compilou uma página de bugs famosos de software, com links descrevendo seus efeitos.

O primeiro da lista, a explosão do foguete Ariane 5, que causou um prejuízo de 500 milhões de dólares, foi causado por um erro de programação no sistema de referência inercial. Mais especificamente, um número de ponto flutuante de 64 bits, representando a velocidade horizontal do foguete com relação à plataforma, foi convertido para um número inteiro de 16 bits. O número real era maior que 32.767, valor máximo para números inteiros e daí a conversão falhou. E o foguete explodiu.

Para saber mais veja em http://wwwzenger.informatik.tu-muenchen.de/persons/huckle/bugse.html

Falando em bug de software, um estudante chamado David Coppit, coleciona fotos de sistemas Windows com problemas nos mais diversos lugares. Em terminais públicos, outdoors, e muitos outros lugares. Muito interessante. O endereço é http://www.coppit.org/homepage/windowscrash.html.

Se você tiver alguma foto legal mande para o David. O email dele está na página citada acima.

Eu achei a idéia muito interessante. No Forum Internacional de Software Livre aproveitamos para tirar uma foto de um caixa eletrônico do Santander, que estava travado em uma tela do Windows 95. Vou criar a minha própria galeria :-) Os caixas do Banrisul, que rodam Linux, estavam dando show no evento.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Daniel Santos de Lima