De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 12 de Abril de 2002
Recentemente eu estava pesquisando na Internet sobre o tema do marketing viral e encontrei um livro simplesmente genial, chamado IdeaVirus.
O livro foi escrito por Seth Godin, e encontra-se disponível para download na Internet, em formato PDF.
O que é um vírus de idéias? Basicamente é algo que se propaga com grande velocidade, tanto na Internet como em outros meios. Um exemplo citado no livro é o HotMail. Cada mensagem enviada através do HotMail carrega um rodapé dizendo onde conseguir um serviço de email gratuito. Cada usuário tem o potencial de disseminar ainda mais esta idéia.
Um termo interessante usado no livro é "sneezer". Sneeze, em inglês, significa "espirrar", uma maneira clássica de se propagar os vírus tradicionais. No contexto do livro um sneezer é uma pessoa cuja opinião é valorizada. Se você ouve uma sugestão de alguém em quem confia, a probabilidade de que você venha a comprar ou fazer o sugerido é grande. Em geral são pessoas que passam uma impressão de respeitabilidade e isenção de opiniões. Em português existe um termo semelhante, o formador de opinião. Para você disseminar um vírus de idéias, quanto mais "sneezers" você conseguir para propagar a sua idéia melhor.
O livro trata basicamente de marketing e como a Internet veio modificar os conceitos do marketing tradicional, que segundo o autor não funciona mais tão bem.
O livro IdeaVirus é apenas um dos muitos livros que ele escreveu. O livro em si é um vírus (de idéias). Quem le este livro certamente irá querer comprar os demais (o meu caso). Em português ele tem o livro "Marketing de Permissão" e o "Vírus de Idéias", que é o livro que está na Internet.
Vejam só como funciona a coisa. Ele colocou um de seus livros na Internet, o IdeaVirus, e encoraja os leitores a cada capítulo a distribuir o livro para os amigos gratuitamente. Quem lê acha genial e quer comprar os outros livros. Muito inteligente, não?
Muito do que ele fala no livro, eu já vivenciei de uma forma ou de outra cuidando do site da Dicas-L. O número de assinantes sempre cresce quando eu escrevo algo que as pessoas gostam e repassam para as outras.
Na Unicamp eu assisti, alguns anos atrás, uma palestra do diretor da Escola de Extensão. Nesta palestra ele mencionou que dos alunos da escola, cerca de 93% tomavam conhecimento dos cursos por meio do website e da lista de divulgação. Apenas 7% das inscrições eram geradas a partir de anúncios em jornais de grande circulação (e grande custo!)
Infelizmente não dá para falar tudo sobre o livro aqui. Quem lê bem em inglês pode baixar o livro do endereço http://www.ideavirus.com. Quem não lê inglês pode comprar a versão traduzida (e engordar a conta bancária do Seth Godin :-)
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários