De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 07 de Março de 2002
As mensagens da Dicas-L eram enviadas, originalmente, por intermédio do próprio gerenciador de listas. Porém, com o crescimento do número de assinantes, eu passei a ter diversos problemas. Muitas das mensagens não eram entregues e as reclamações começaram a crescer.
Para resolver o problema provisoriamente, eu adotei uma solução bastante artesanal:
#!/bin/ksh for user in ``cat list`` do /usr/ucb/mail -s "Assunto" $user < mensagem sleep 2 done
Este enfoque é ineficiente por diversas razões. A primeira dela é que eu crio uma conexão SMTP para cada assinante, o que já é uma carga tremenda para a máquina. A segunda desvantagem é o tempo para entregar tudo. Façam as contas, 18.000 * 2 = 36.000 segundos, dez horas!
Descobri então, por indicação do Gustavo Leite de Mendonça Chaves, do CPqD, em Campinas, o software "Bulk Mailer". Este software age de forma muito mais inteligente do que a minha shell script. Ele ordena os recipientes das mensagens por domínio e cria um único envelope SMTP para criar uma conexão onde a mensagem é entregue de uma só vez a diversos destinatários. Onde antes eu fazia, por exemplo, 100 conexões para entregar as mensagens aos assinantes do UOL, ele agora faz apenas uma. O tempo de entrega das mensagens caiu drasticamente e o servidor de email da Unicamp está respirando bem melhor agora :)
O software oferece diversas opções de uso e é bastante flexível. Mais informações sobre o Bulk Mailer podem ser encontradas em ftp://cs.utk.edu/pub/moore/bulk_mailer/bulk_mailer.README. O download pode ser feito em http://www.cs.utk.edu/~moore/software.html
Com o Mojo Mail, sobre o qual já falei na Dicas-L, e o Bulk Mailer, acho que consegui uma solução quase ideal para o gerenciamento da lista. Agora falta apenas a remoção automática de endereços com problema, o que ainda estou fazendo através de alguns shell scripts pouco inteligentes, que eu mesmo fiz.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários