De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 05 de Janeiro de 2002
Frequentemente se menciona o fato de que sistemas GNU/Linux possuem poucas aplicações, o que está longe de ser uma verdade. Possivelmente as aplicações para sistemas GNU/Linux ainda não tenham atingido, em algumas categorias, o mesmo nível de qualidade de seus equivalentes comerciais, porém isto está mudando rapidamente. As alternativas livres e comerciais para sistemas GNU/Linux não param de crescer. Diversas empresas têm manifestado nos últimos tempos o seu crescente apoio ao GNU/Linux, como a Corel, Adobe e IBM, apenas para citar algumas.
Da parte da Corel temos o Corel Wordperfect, Corel Photopaint, em breve teremos também o CorelDraw. A Adobe já disponibilizou gratuitamente na Internet a versão beta do amplamante utilizado Framemaker.
Fora estes exemplos mais marcantes vale a pena citar que a maioria das distribuições GNU/Linux trazem centenas de aplicações gratuitas que podem ser instaladas por seus usuários sem custo algum. Os dois cdroms de distribuição do Conectiva GNU/Linux, da versão 4.9 (beta), trazem 1001 aplicativos, gravados no diretório RPMS. Este número entretanto é apenas uma pequena amostra do que existe disponível. Estão cadastrados atualmente mais de 46.000 aplicativos e este número certamente não representa a totalidade de aplicações existentes.
O maior problema com esta imensidão de aplicativos é justamente saber o que cada um deles faz. No primeiro cdrom da distribuição Conectiva GNU/Linux, no diretório doc, o arquivo PACOTES contém uma descrição de todos os pacotes. Este arquivo tem 7845 linhas e certamente é bastante grande.
Todavia existe uma maneira de se consultar, com o software RPM, o gerenciador de pacotes criado pela empresa Red Hat usado em várias distribuições GNU/Linux, a descrição de um pacote.
O comando
% rpm -qpi xzip-180-4cl.i386.rpm Name : xzip Relocations: (not relocateable) Version : 180 Vendor: conectiva Release : 4cl Build Date: qua 12 jan 2000 15:06:29 BRDT Install date: (not installed) Build Host: mapinguari.conectiva.com.br Group : Passatempos/Jogos Source RPM: xzip-180-4cl.src.rpm Size : 108406 License: Freely redistributable Summary : Interpretador X Window para os jogos adventure no formato Infocom Description : Agora todos os seus jogos tipo "adventure" em texto podem adquirir uma nova dimensão com este interpretador para X Window
nos fornece informações detalhadas sobre o pacote xzip. Ao final encontra-se a descrição, que na maior parte dos casos é o que buscamos. Observe que fornecemos como entrada para o comando o nome do arquivo no formato rpm, sem tê-lo instalado. Esta facilidade é extremamente interessante visto que nos permite verificar previamente se determinado software atende às nossas necessidades.
Eu particularmente gosto de ler descrições de softwares para ficar a par do que existe em termos de aplicações, preferencialmente grátis, para o ambiente GNU/Linux. Desta forma quando a necessidade surgir eu tenho condições de saber se existe algo que possa resolver o problema. Eu também prefiro ler documentos formatados, com índice, de forma a tornar a leitura mais agradável e também onde eu possa acessar a informação que procuro de forma mais rápida.
Pensando nisto, com a ajuda do programa rpm, eu criei uma documentação, com o uso do programa LaTeX, contendo a descrição de todos os softwares distribuídos com a versão 4.9 do Conectiva GNU/Linux.
Nas próximas páginas encontra-se uma descrição resumida dos pacotes de software integrantes da versão 4.9 do Conectiva GNU/Linux. Esta descrição foi obtida através da execução, no diretório RPMS dos dois cdroms da distribuição, do comando `rpm -qpi', sobre todos os arquivos. A listagem gerada foi simplificada para conter apenas o nome do pacote e sua descrição.
A shell script utilizada foi a seguinte:
#!/bin/sh mount /mnt/cdrom cd /mnt/cdrom/conectiva/RPMS for pkg in *.rpm do rpm -qpi $pkg > /root/pkg/$pkg echo $pkg done cd pkg for file in * do mv $file `echo $file | dd conv=lcase` done cat * >> ../packages.tex
Como diversos pacotes são grafados em maiúsculas, eu renomeei todos os arquivos de forma a que contivessem apenas letras minúsculas (comando mv). Desta forma, o comando cat irá criar o arquivo packages.tex com todas as descrições em ordem alfabética.
Note que esta listagem não divide os aplicativos em categorias, o que poderia ser outra abordagem interessante.
Em seguida foi editado o arquivo packages.tex para remover as informações não necessárias e criado, com o uso do software LaTeX, o arquivo formatado.
Espero que este documento lhe seja útil e que lhe ajude a conhecer melhor o potencial de sistemas GNU/Linux. Certamente este documento contém incorreções, principalmente no tocante a formatação, que foi feita em grande parte de forma automática.
Download arquivo Descrição Aplicativos Conectiva GNU Linux
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários