De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 21 de Dezembro de 2001
Esta mensagem certamente está alguns meses atrasada, mas antes tarde do que nunca.
Eu sou usuário do Conectiva Linux já há vários anos. Todas as máquinas pelas quais sou responsável na Unicamp, que incluem o servidor que utilizamos para educação a distância, o servidor que utilizamos para o sistema Rau-Tu de perguntas e respostas, servidores Web e muitos outros, também empregam o Conectiva Linux.
A versão 6.0, com a introdução do apt para gerenciamento de pacotes foi um grande marco na minha opinião. O Conectiva 7.0 também apresentou grandes avanços, principalmente na parte de configuração de vídeo. Não tive absolutamente nenhum problema com a instalação, que transcorreu na mais absoluta normalidade. Reconheceu todos os dispositivos do meu micro de forma absolutamente tranquila e em cerca de 30 minutos estava tudo pronto.
Uma grande mudança entretanto, pelo menos para mim, foi a substituição do velho sendmail pelo postfix. Eu não conheço o postfix, deve ser muito bom, mas burro velho demora a aprender truques novos. Então, bastou eu reinstalar o sendmail:
# apt-get remove postfix # apt-get install sendmail
E pronto, tudo ficou do jeito que eu gosto.
O outro ponto que senti falta foi do sistema TeX de editoração eletrônica, que foi removido da distribuição. Este é um pacote grande e certamente deve dar um enorme trabalho para se manter. Embora seja simplesmente fantástico, gerando documentos de uma qualidade altíssima, deve ser usado por um número muito pequeno de pessoas. Este eu tive que buscar nos CDs do Conectiva 6.0. A maior parte dos documentos que crio, os quais sempre divulgo nesta lista, são criados com o LaTeX.
Algum tempo atrás eu criei um documento, também com o LaTeX, chamado "Descrição dos Aplicativos do Conectiva Linux 5.0". Nesta época, a distribuição do Conectiva Linux continha exatamente 1001 pacotes RPM. Já na versão 7.0 este número saltou para 2287. Eu sempre escolho, na instalação, a opção de instalação completa, todos os pacotes. Com os discos IDE de 20GB a R$ 300,00 não precisamos economizar neste aspecto. Certamente é uma grande vantagem em comparação a certos sistemas operacionais onde o máximo que se pode fazer após a instalação é jogar paciência e criar vírus :-)
O sistema nunca travou comigo ou em nenhum dos servidores nos quais é utilizado e tem sido para nós uma ferramenta indispensável.
Mais uma vez gostaria de parabenizar a equipe da Conectiva pelo seu excelente trabalho. Muitissimo obrigado!
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários