De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Fabio da Silva Santos
Data de Publicação: 14 de Setembro de 2001
Está como padrão nos tempos atuais a apresentação de conteúdos dinâmicos na web. Sites de jornais, revistas e portais disponibilizam vários tipos de informações e necessitam de uma forma rápida e dinâmica para colocar seus conteúdos na internet através de interfaces administrativas acessadas via browser, sistemas onde seja fácil a manutenção do design e da arquitetura de informação. Este tipo de tecnologia já deu grandes passos.
Ferramentas como PHP, Perl, JSP e ASP são bem conhecidas entre os programadores, porém já existem tecnologias mais avançadas para estes tipos de necessidades, o Zope mostra um pouco disso. O nome Zope vem de Z Object Publishing Environment, que é uma plataforma livre para desenvolvimento de aplicativos web dinâmicos com interface de administração via browser.
O Zope é desenvolvido em grande parte com uma linguagem orientada a objeto de alto nível chamada Python e tem versões para várias distribuições dos sistemas operacionais como GNU/Linux, FreeBSD, Windows/95/98/NT e 2000.
Este ferramenta foi desenvolvida pela empresa Digital Creations (atual Zope Corporation). O conjunto de ferramentas que formam o Zope são muito interessantes e o destacam em comparação a outras ferramentas.
Entre suas características estão a orientação objeto da plataforma, um servidor web (ZServer), um banco de dados orientado a objeto (ZODB), uma linguagem de marcação (DTML), suporte a bancos de dados relacional como PostgreSQL, MySQL, Oracle e etc.
Estas são algumas das características desta plataforma que fazem do Zope um ambiente muito flexível, profissional e eficiente para desenvolvimento de aplicações dinâmicas para a Web.
A revista Info Exame, do Grupo Abril, edição de setembro de 2001, na página 108, publicou um artigo sobre o Zope chamado "Os Truques do Zope", aplicando uma nota de 4.5 ao produto (máximo de 5). O artigo ainda não está disponível no site da revista (http://www.infoexame.com.br)
Mais informações e download da ferramenta em http://www.zope.org. Para quem quiser se aprofundar é indispensável a leitura do Zope Book em http://www.zope.org/Members/michel/ZB. No Brasil temos a empresa Hiperlógica, que entre outras, criou soluções baseadas em Zope para empresas como IDGNow (http://www.idgnow.com.br), Jornal do Brasil (http://www.jb.com.br), BOL (http://www.bol.com.br, parte de notícias) e a revista Época (http://www.epoca.com.br). O Luciano Ramalho, fundador da Hiperlógica, deu uma palestra na Unicamp intitulada "Sites Dinâmicos com Zope", que se encontra disponível na Internet no endereço http://www.ead.unicamp.br/eventos/evento.html. A palestra foi excelente, se tiverem tempo vale a pena assistir.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários