De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Ivan de Gusmão Apolonio
Data de Publicação: 31 de Julho de 2001
Antes da dica de hoje, gostaria de anunciar mais um sistema Rau-Tu. Este fica na Univates e aborda sistemas Linux e StarOffice. O endereço é http://rau-tu.univates.br.
Atualmente é comum estarem disponibilizados para dowload arquivos ISO de imagem de CD. Os arquivos ISO tem como principal vantagem poder gravar um CD de modo que ele fique idêntico a um CD comprado.
A desvantagem é que os arquivos geralmente são muito grandes, existindo grandes possibilidades de haver interrupções durante o download e conseqüentes arquivos corrompidos. Caso a imagem ISO esteja corrompida, pode se perder a mídia ao gravar um CD. E agora? O que fazer para testar se a imagem está OK antes de gravar um CD??
Seus problemas acabaram! Existe a possiblidade de se montar uma imagem ISO como se fosse um CD.
mount -o loop -t iso9660 arquivo_imagem.iso /mnt/ponto_de_montagem
Caso a imagem monte corretamente, é bem provável que o arquivo não está corrompido e que pode ser gravado sem medo num CD. Na verdade, não é necessário gravar um CD, a não ser que você precise bootar pelo CD, caso contrário, pode-se apenas montar a imagem no diretório que se for usar.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários