De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 11 de Janeiro de 2001
O comando "su", ou "substitute user", nos permite assumir a identidade de outro usuário,desde que conheçamos sua senha.
Quem mais usa este comando são os administradores de sistemas, que assumem a identidade do superusuário para realizar tarefas de manutenção do sistema.
Além deste uso mais óbvio, é possível também instruir o comando "su" a assumir a identidade de alguém, executar um comando e encerrar.
O comando
# su - queiroz -c mail ls
irá executar o comando "ls", porém no diretório do usuário queiroz, pois quem está executando o comando não é quem emitiu o comando acima (root) e sim o usuário queiroz
Um uso bastante comum desta facilidade é executar, durante a inicialização do sistema, processos que precisam rodar sob a identificação de um determinado usuário.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários