De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 22 de Novembro de 2000
Como era de se esperar, este artigo suscitou um grande interesse e eu recebi algumas colaborações muito interessantes que estou anexando a esta mensagem.
Gostaria de agradecer a todos que gastaram um pouquinho de seu tempo nos ajudando a aperfeiçoar estas informações :-)
Esta é minha mesmo. Eu vi no site da Cyclades a descrição de uma placa chamada Cyclades PC300, com a seguinte descrição:
O Cyclades-PC300 é uma placa serial de alta velocidade que permite a conexão com Linux a linhas PPP, HDLC, Frame Relay e X.25
Uma descrição bastante completa pode ser encontrada em http://www.cyclades.com.br/router_killer.php3
No endereço http://linux.trix.net/dicas_speedy.htm tem um tutorial muito legal em portugues de como configurar o linux como servidor de conexão via adsl (speedy).
Alias, em meu escritorio temos uma speedy de 256kb e utilizo o linux para roteamento das 8 maquinas com conexao full na internet. E vale a pena lembrar, que podemos configurar o firewall do linux para barrar portas para as maquinas da rede e/ou entrada via speedy.
Também uso o shapecfg (http://www.redhat.com/swr/i386/shapecfg-2.2.12-5.i386.html) no RedHat que temos como servidor, para limitar banda de alguns usuários.
Na revista Conectiva Linux N.4 foi feita uma reportagem sobre o assunto com o ambiente que implementamos aqui (usando na epoca o CL 3.0 Guarani). Esta maquina esta em producao atendendo 4 usuarios simultaneamente em um 386, e já temos outra maquina (486Dx4) com uma placa EHP-Hayes MultiPort-8 num outro CL 4.2 atendendo 10 portas PPP e ainda fazendo a ligacao (DISCADA!!!) para um provedor local que faz um sub-roteamente da rede deles para o nosso Linux.
Se for interessante divulgar isto na lista, podemos escrever algo mais completo. Solicito entretanto que voce de uma olhada na revista Linux N. 4 sobre o que fizemos aqui.
Acrescentando algumas informacoes sobre os equipamentos para compartilhamento de conexoes a internet, tenho testado os equipamentos da Trendnet, principalmente o webcruiser tw200. É um equipamentos onde podem ser ligados até dois modems externos, e ele faz o balanceamento de carga, fornecendo uma conexao estavel e rápida para todos da rede. Tem opcoes variadas de configuracao, inclusive via browser, protecao por senha, etc.
Mais informacoes podem ser obtidas no site do fabricante: http://www.trendware.com
Tem uma solução muito interessante da Netgear (empresa Spin Off da Nortel Networks). É um modem router
Mais informações em http://www.netgear.com
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários