De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Joao Eriberto Mota Filho
Data de Publicação: 04 de fevereiro de 2014
Uma das grandes afirmações da filosofia do Software Livre é que você pode ajudar em um código ou, até mesmo, fazer um trabalho que dele derive.
Como mantenedor Debian, um dos maiores problemas que vejo no mundo livre é o fim de linha ou o abandono de programas úteis para a comunidade mundial. Você que é programador e é apaixonado por SL, já pensou em adotar um código abandonado? Adotar um desses programas lhe traria os seguintes benefícios:
Uma das formas de encontrar um código abandonado que lhe interesse é pesquisar em grandes repositórios, como o SourceForge ou GitHub, observando as datas das últimas atualizações dos programas. Em seguida, você deve escrever para o autor, perguntando sobre o desenvolvimento do código e especulando se ele pretende dar continuidade. A seguir, em função da resposta, você pode anunciar que quer cuidar do código desde já ou, se achar melhor, você pode fazer um fork com um nome similar. Exemplo: xyzfaztudo vira xyzfaztudo-ng ou xyzfaztudo-up ou faztudo-rob (se seu nome for Roberto, por exemplo). Ou pode usar um nome totalmente diferente. Também é válido.
Uma outra forma de encontrar bons códigos abandonados é olhando a relação de pacotes órfãos no Debian, disponível em https://www.debian.org/devel/wnpp/orphaned_byage. Muitos desses pacotes estão órfãos porque os desenvolvedores dos respectivos programas abandonaram o projeto por algum motivo. Então, em diversos casos, sem o programa atualizado pelo desenvolvedor, torna-se impossível manter o pacote em qualquer distribuição que seja. Dois bons exemplos são:
Esta dica foi originalmente publicada, pelo seu autor, em http://eriberto.pro.br/blog, em 02 fev. 2014. O seu twitter é @eribertomota.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários