De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Ticiano Brandao Benetti
Data de Publicação: 31 de Março de 2000
Por falar em arquivos de history, eu tive uma idéia essa semana que acabou ficando muito interessante e talvez fosse uma boa mandar pra lista. Eu estava num servidor e com várias shell's abertas. Em uma eu estava dando manutenção em disco, em outra mexendo com postcript e mais uma com outra atividade administrativa. Todas eram repetitivas, o que tornava o uso do history muito freqüente e eficaz. Entretanto cada shell usava comandos de uma natureza e os comandos de uma apareciam no history da outra, afinal todas usavam o mesmo arquivo. No meu .profile havia a definição de ENV para o script de inicialização das shells (bash, korn e posix). Coloquei neste arquivo o seguinte:
HISTFILE=~/.histories/history-$$
Não esquecendo de criar antes o diretório:
mkdir ~/.histories
E colocando na minha crontab para todo dia fazer:
find ~/.histories -atime 7
para matar os arquivos "histories" com mais de uma semana de idade.
Assim, cada shell ficou com um history independente, cujo nome do arquivo continha o PID da shell. Isso facilitou em muito o meu trabalho pois em cada history apareciam apenas os comandos pertinentes.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários