De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Configuração LILO

Colaboração: Mauricy Maiorino

Data de Publicação: 13 de Janeiro de 2000

Quando fui instalar um disco de 4GB em minha máquina LINUX, apos a instalação, o LILO nao inicializava, enviando somente a mensagem LI... e travando. Apos varias tentativas, no seu manual informa que este tipo de problema é devido a geometria do disco (trk/cyl/head). Entao o que pode ser feito para resolver tal problema:

  • Usar o modo linear de acesso ao HD. Isto pode ser setado quando voce esta fazendo a instalação, ou

  • Inicialize a máquina com o DOS e de o comando FDISK /MBR (para o primeiro disco) e FDISK 2 /CMBR (para o segundo disco). Neste ponto, como voce acabou de formatar o MBR . O LILO defeituoso tambem foi apagado.

  • Inicialize a máquina pelo LINUX com o disquete de inicialização.

  • Chame o LINUXCONF

  • Edite as opções de inicialização do LILO e mude para acesso Linear ao HD.
  • Saia do LINUXCONF

  • Digite lilo na linha de comando para que o LILO seja gerado novamente.

  • Reinicie a máquina e pronto.

    Estas informações sobre os problemas apresentados com o LILO e sugestões para solução foram encontradas no manual "Linux Newsbie Administration Guide", que pode ser encontrado em http://sunsite.auc.dk/linux-newbie/

    Obs:- Algumas publicações fazem referencia ao acesso Linear para ser usado somente em dispositivos (HDs) SCSI. Entretanto este modo pode ser usado em qualquer tipo de instalação sem problemas. Recomenda-se uso Linear tambem em HDs maiores do que 8 GB.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Mauricy Maiorino