De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Definição de Terminal para Mensagens do Sistema

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 12 de Janeiro de 2000

Sistemas Linux normalmente são configurados com oito terminais (tty), /dev/tty1 a /dev/tty8. Como a maioria dos usuários prefere interfaces gráficas estes terminais raramente são utilizados.

Uma boa utilização destes terminais, principalmente para administradores de sistemas que precisam manter um olho atento sobre o que estiver ocorrendo em sua máquina, é direcionar todas as mensagens de log do sistema para um destes terminais. Para isto basta editar o arquivo /etc/syslog.conf e incluir a linha

  *.*			/dev/tty8

Esta linha instrui o daemon syslog para redirecionar todas as mensagens do sistema para o terminal /dev/tty8.

Uma vez feita esta alteração, precisamos reiniciar o daemon syslogd:

  # cds
  # ./syslog restart

cds é um alias definido no Conectiva Linux que posiciona o usuário no diretório /etc/rc.d/init.d e lista seu conteúdo. syslog é uma shell script que pode ser usada para ativar, parar ou parar e ativar o daemon syslogd.

Para sair do modo gráfico, pressione simultaneamente as teclas <Ctrl><Alt><F1>. Uma vez em modo texto, para visualizar o terminal tty8, pressione simultaneamente as teclas <Alt><F8>. Será então exibida a tela onde são gravadas as mensagens do sistema.

Para retornar ao modo gráfico, pressionar as teclas <Ctrl><Alt><F7>

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida