De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Adequação de Softwares em Sistemas Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 07 de Outubro de 1999

O processo de instalação de Linux RedHat pode ser realizado de forma quase que automatizada através da seleção de uma classe de equipamento (servidor, estação de trabalho ou personalizada).

O resultado final é que frequentemente muito mais softwares são instalados do que realmente necessitamos, ocupando mais espaço em disco. A facilidade de instalação tem como efeito colateral um sistema mais inchado do que a nossa real necessidade.

Para realizar uma adequação entre a real utilização do sistema e o que está instalado, basta seguir os seguintes passos que se seguem.

Todos os comandos empregados a seguir utilizam o software RPM (RedHat Package Manager). O RPM permite listar, instalar, desinstalar e atualizar os softwares instalados em seu sistema.

1. Criação de uma listagem de todos os softwares instalados:

  rpm -q -a > listagem-software

2. Após criada a listagem, examinar com cuidado tudo que está

instalado e remover o que não precisa. Uma recomendação, se você não conhece algum pacote é melhor não mexer com ele até que saiba o que está fazendo. Neste passo o melhor é editar o arquivo gerado no passo anterior com o editor de sua preferência e preceder cada pacote com a string "rpm -e". A flag "-e" significa "exclude".

Na listagem abaixo eu quero remover os pacotes AfterStep e anonftp:

  basesystem-4.0-6cl
  ldconfig-1.9.9-5cl
  mktemp-1.5-2cl
  rpm -e AfterStep-APPS-990329-3cl
  rpm -e anonftp-2.8-2cl
    ...

3. Remoção dos Pacotes Desnecessários:

Após analisado todo o arquivo basta selecionar as linhas que contenham a string "rpm -e":

  # grep "rpm -e" listagem-software > remove-list
  # sh remove-list

E pronto, os softwares serão removidos. Caso você tenha selecionado algum pacote do qual dependa algum outro a remoção não será efetuada. Neste caso consultar cuidadosamente a documentação dos produtos listados e proceder como for adequado.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida