De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 09 de Setembro de 1999
Para criar o seu próprio CDROM para instalação do Linux você precisa inicialmente de duas coisas: um gravador de CD e uma imagem do Linux para ser gravada no CD.
O gravador de CD não tem jeito, você tem que comprar ou pedir emprestado. A imagem do Linux você pode baixar da própria Internet.
No endereço ftp://ftp.Linuxberg.com/pub/distributions/ você tem acesso a quase todas as distribuições do Linux (Mandrake, RedHat, SuSE e por aí vai).
Por exemplo, no diretório ftp://ftp.Linuxberg.com/pub/distributions/Mandrake/Mandrake/iso/ você encontra o arquivo mandrake60-2.iso que é a imagem a ser gravada no CDROM. Não se assuste com o tamanho, são aproximadamente 600MB, quase que a capacidade do CDROM inteiro. Este tamanho já é um fator limitante. Não é fácil transferir este arquivo da Internet usando conexões domésticas. E também não é fácil achar todo este espaço em disco para a gravação. Mas suponhamos que todas estas dificuldades não sejam um empecilho para você, então basta ir em frente.
Você vai precisar deste arquivo para gerar seu CDROM com a distribuição Mandrake do Linux (mandrake60-2.iso) ou alguma outra que você desejar, disponível no mesmo local.
Para gravar o CDROM existem vários métodos. A partir do Windows você pode usar o software Easy CDCreator, da ADAPTEC, que é bastante comum. Caso você tenha este software, ative o programa e selecione a opção "File" e em seguida "Create CD from disc image". Certifique-se de que na opção "Files of type" esteja selecionado "ISO image files". Pronto, basta agora gravar o CD.
Caso você use outro tipo de software para gravar o CDROM leia a documentação para descobrir como fazer a gravação deste tipo de arquivo.
No site do Debian Linux você encontra uma descrição bastante detalhada de como fazer isto. O endereço é http://cdimage.debian.org/
O documento que se encontra em http://howto.linuxberg.com/ptHOWTO/CD-Writing-HOWTO fornece uma ótima explicação sobre a gravação de CDs.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários