De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

(Unix) O comando wc

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 13 de Agosto de 1999

Para quem ainda não notou, o rodapé das mensagens da lista Dicas-L contem um grande número de informações adicionais para comodidade de seus assinantes. Dentre estas informações encontra-se um indicativo do número de assinantes da lista.

Esta informação é obtida por meio do comando wc.

  #!/bin/ksh
  cat << EOF > tail.txt
  ---------------------------------------------------------------
  As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente para
  ""wc -l dicas-l|awk '{print $1}'"" assinantes.
  
  As mensagens são enviadas única e exclusivamente para seus
  assinantes.
   ...e por aí vai....
  EOF

A opção "wc -l" exibe o número de linhas do arquivo dicas-l. Como eu tenho um assinante por linha, o comando wc, com a opção "-l" me retorna o número de assinantes da lista. Só que juntamente com o número de linhas do arquivo dicas-l vem também o nome do arquivo. Como eu só estou interessado no primeiro valor, o número de linhas, eu utilizo o comando awk para selecionar o que me interessa, o primeiro campo (print $1).

E para encerrar, a Dicas-L rompeu ontem a barreira dos 5.000 assinantes. E continua crescendo. Gostaria de agradecer a todos que colaboram com a lista, enviando suas mensagens e dicas para que possamos compartilhá-las com os demais assinantes. Gostaria também de agradecer a todos que divulgam a lista e que ajudaram a extender o serviço para um grande universo de pessoas.

Quando vocês virem o número de assinantes embutido no final de cada mensagem vocês também já sabem como foi feito :)

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida