De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Mario Olímpio de Menezes
Data de Publicação: 23 de Julho de 1999
O procedimento descrito na mensagem de ontem para recuperação da senha de root em sistemas Linux só funcionará se o seu Lilo não estiver com configuração de senha para esta operação. Ou seja, se você se esqueceu da senha do root e a senha do Lilo, aí só com um disco rescue.
Normalmente, servidores críticos não são deixados sem senha de Lilo justamente por esta possibilidade; você não quer que algum engraçadinho que pensa saber um pouco de Linux, dê um reboot na sua máquina e simplesmente mude a senha do root.
As opções do Lilo para colocar senha são: password=password (protege a imagem por uma senha) restricted (quando você for iniciar o sistema em modo "single"). Estas opções são por imagem existente no lilo.conf. Se você colocou senha, mude as permissões do arquivo para 0600, senão não adianta muito :-)
Para maiores informações sobre as opções de configuração do lilo utilize as man pages "lilo.conf" e "lilo".
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários