De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Dicas de Pine

Colaboração: Carlos Emir Mantovani Macedo

Data de Publicação: 24 de Maio de 1999

O Pine aceita comandos de inicialização via shell, uma delas é a flag -I. Normalmente, inicia-se o Pine sem flag alguma:

  root# pine

Somente após entrar no Pine, é que se digita "i" para entrar no mailbox e ler as mensagens. Isso pode ser feito diretamente através da linha de comando ou de um script. Por exemplo:

  root# pine -I i

Mas pode-se fazer também uma composição de comandos, para isso basta separar os caracteres usando-se vírgulas. Por exemplo, "agregar" e-mails anteriores a uma certa data (a opção "enable-aggregate-command-set" tem que estar habilitada na configuração):

  root# pine -I i,';',d,^w,^w,0,1,-,m,a,r,-,1,9,9,9,^M

Este comando seleciona todos os e-mails anteriores a 01 de Março de 1999. Se eu quisesse apagar estes e-mails já na inicialização:

  root# pine -I i,';',d,^w,^w,0,1,-,m,a,r,-,1,9,9,9,^M,a,d,x,y,q,y

Voce pode incluir qualquer seqüencia de caracteres. Caracteres especiais de shell, como o ";", devem estas entre as áspas simples " ' ". O <ENTER> é ^M (em maiúscula mesmo), e os CRTL+CARACTER são da forma ^+caracter_desejado (^w do exemplo).

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Carlos Emir Mantovani Macedo