De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Gnu Linux em Revista

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de Março de 1999

Há algum tempo atrás eu anunciei na lista a disponibilização de um CDROM do Linux na revista PCMaster. Esta versão, que instalei em um PC, possuía um problema curioso. A acentuação funcionava perfeitamente bem no modo a carácter, mas uma vez iniciado o ambiente X, a acentuação parava de funcionar e o teclado, do tipo ABNT-2, passava a se comportar como se tivesse o layout US.

Instalei também o Linux que veio com a revista GEEK! e foi a mesma coisa.

Apareceu então por aqui o CDROM do Linux/Conectiva, distribuido na revista PCExpert. Fiz um upgrade da minha instalação. Esta distribuição contém a última versão do Linux distribuído pela Conectiva. Uma vez concluída a migração a acentuação funcionou às mil maravilhas, tanto no ambiente a carácter quanto no ambiente X.

Uma coisa curiosa. Eu tentei instalar o Gnome, que também vem no CD, mas ficaram faltando algumas bibliotecas. Tive um bom trabalho para conseguir colocar tudo no lugar. Um pacote reclamava do outro que reclamava de ainda outro e assim por diante. Mas no final deu certo.

Estranhei também que os utilitários do Bind não são instalados por default. Fez falta o nslookup, tive que instalar o bindutils separadamente.

Este CD também traz a versão do WordPerfect para Linux, que também instalei e que parece muito interessante. Ainda não tive tempo de avaliar em profundidade.

Ainda tem mais, mas não consegui examinar tudo em detalhes. A conclusão, se for comprar uma destas revistas que tem Linux, a melhor é de longe (pelo menos até agora), a distribuída pela revista PCExpert.

Bem, no geral, fiquei bastante impressionado com a facilidade de instalação e com os recursos do sistema. Do jeito que as coisas estão indo, sei não, tem fabricante de software (monopolista) por aí que vai ter que abrir o olho para continuar no mercado nos próximos anos.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida