De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Catman e Makewhatis

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 09 de Setembro de 1998

Recentemente eu fiz um comentário sobre a ausência do comando catman no Linux RedHat. Nesta distribuição do Linux o comando utilizado chama-se makewhatis.

O Eduardo Maçan <<macan (a) dcc unicamp br>> me informou que as distribuições Debian e Slackware do Linux utilizam o comando catman mesmo. Não sei porque o RedHat tinha que criar um comando diferente justamente para algo tão básico como isto.

De qualquer forma, estou anexando aqui uma mensagem que distribui no ano passado explicando em detalhes o conceito dos comandos apropos, catman, man e outros.

Lembre-se apenas, que em alguns lugares, catman quer dizer makewhatis :)


O comando apropos

Uma facilidade bastante interessante existente em sistemas Unix é o comando apropos. Este comando consulta um banco de dados consistindo da descrição do comando. É bastante útil em situações em que se deseja executar determinada tarefa e não se conhece o nome do comando. Por exemplo, caso eu queira descobrir obter informação a respeito de compiladores instalados em meu sistema, eu poderia digitar:

  % apropos compiler
  cccp, cpp (1)           - The GNU C-Compatible Compiler Preprocessor.
  g++ (1)                 - GNU project C++ Compiler
  gcc, g++ (1)            - GNU project C and C++ Compiler (v2.7)

Uma vez de posse desta informação eu digitaria então

  % man gcc

para obter informações específicas sobre o compilador gcc.

Todavia, este banco de dados não é criado automaticamente. O administrador de sistemas precisa criar este banco de dados através do comando catman. Este comando irá varrer todos os diretórios especificados na variável de ambiente MANPATH e irá construir um arquivo chamado "whatis", onde irá colocar as descrições dos programas. Caso não exista este arquivo, ao se invocar o comando apropos uma mensagem parecida com a mensagem abaixo será exibida:

  % apropos compiler
  apropos: file /usr/local/man/whatis not found
          Create the whatis database using the catman -w command.

Para construir este banco de dados emitir o comando

  # catman -w

Uma vez criado o banco de dados o comando apropos (ou man -k) poderá então ser utilizado.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida