De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 01 de Julho de 1998
A maioria dos sistemas Unix vem configurada disponibilizando a maior parte dos serviços. Dependendo da finalidade da sua estação de trabalho uma grande parte dos processos ativados por default não são necessários.
O arquivo /etc/inetd.conf contém uma lista de processos que são ativados sob demanda pelo daemon inetd (Internet Daemon). Vale a pena analisar este arquivo para verificar da real necessidade dos serviços listados neste arquivo ficarem disponíveis.
Outra razão é a segurança. Se a máquina é um desktop e seu usuário não acompanha listas de segurança, o mais provável é que problemas de segurança com qualquer dos daemons ativados pelo inetd não serão corrigidos.
Em alguns casos, recomenda-se até mesmo a remoção do arquivo /etc/inetd.conf, desabilitando todos os serviços por ele ativados. Um caso em que se pode fazer isto é quando se tem um servidor que funciona exclusivamente como servidor Web.
Dos daemons ativados através do daemon inetd, segue uma lista de processos que podem ser desativados sem maiores problemas:
finger uucp http bootp dhcp_bootp tftp ntalk walld
Além destes podem existir outros, mas cada caso é um caso :)
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários