De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 27 de Fevereiro de 1998
Quando se é administrador de sistemas, não é conveniente trabalhar-se diretamente na conta do super usuário (root). Eventuais erros têm consequências muito mais trágicas quando quem erra é o usuário root.
Mas também não se pode negar que é aborrecido dar o comando "su -" todas as horas em que se precisa realizar uma tarefa que requeira privilégios.
Uma maneira fácil de se contornar este problema é colocar o processo "su -" em background quando não se necessitar mais dos privilégios.
xyz % /bin/su - Password: xyz # xyz # suspend stopped xyz % fg /bin/su foo 3#
Antes que alguém reclame, esta facilidade não funciona em todos os sistemas operacionais. Eu testei apenas em ambientes Solaris e FreeBSD. Em FreeBSD não funciona (ainda) e em Solaris não tem problema.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários