De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 09 de Outubro de 1997
Uma facilidade muito interessante da Bourne Shell e similares é a possibilidade de definição de valores default para variáveis.
Por exemplo:
# cd ${temp:=/tmp} # rm *
No exemplo acima, é realizado um "cd" para o diretório definido pela variável "temp". Caso esta variável não tenha sido definida previávemente, ela assumirá o valor definido após o sinal :=, em nosso caso "/tmp".
A sintaxe é ${nome_da_variável:=valor_default}.
Imagine o que aconteceria, se o superusuário escrevesse uma shell script como a acima e a variável "temp" não estivesse definida. Caso o diretório corrente fosse o diretório raiz, vários arquivos essenciais ao funcionamento do sistema seriam apagados.
No nosso exemplo, este problema não ocorre, visto que foi fornecido um valor default para a variável "temp".
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários