De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Redirecionamento de mensagens para o homedir do usuário

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de Setembro de 1997

Existem inúmeras vantagens em se configurar o seu sistema de correio eletrônico para redirecionar as mensagens para o diretório home do usuário ao invés do diretório /var.

A primeira delas é que o /var nunca irá lotar devido ao mau uso de uns poucos usuários. O /var lotado acarreta inúmeros inconvenientes: ninguém consegue receber mensagens, o account do sistema pára por falta de espaço, e muito outros problemas são criados.

Já quando as mensagens vão para o diretório /home do usuário, quaisquer problemas ficam restritos a apenas o usuário em questão. Se ele exceder a sua quota em disco, apenas as mensagens a ele destinadas serão afetadas. Desta forma, favorece-se a criação de uma conscientização maior da comunidade para estas questões.

Para configurar o sistema de mail para que as mensagens sejam gravadas no homedir de cada usuário é necessária a instalação do programa procmail, e a configuração dos programas que os usuários utilizam para ler suas mensagens, os chamados MUAs (Mail User Agents). Entre estes, os mais utilizados são elm, pine e mail. Existe também o pop, que faz o download das mensagens para serem lidas na estação de trabalho ou microcomputador do usuário. Os programas Eudora e Netcape Mail utilizam o protocolo POP (Post Office Protocol).

O pop não é exatamente um MUA mas ele precisa reconhecer onde buscar as mensagens para entregá-las então ao MUA utilizado pelo usuário.

No nosso exemplo utilizamos a versão 2.3 do pop, obtida em ftp.unicamp.br:/pub/sendmail/qpopper2.3.tar.Z.

Para mudar a localização do mailbox, no pop, basta acrescentar, no arquivo make.solaris2, na diretiva CFLAGS, o valor -DHOMEDIRMAIL:

  FLAGS          =       -O2 -DSOLARIS2 -DSYSV -DBIND43 -DHAVE_VSPRINTF \
                          -DAUTH -DMAILOCK -DDEBUG -DBINMAIL_IS_SETGID \
                          -DCONTENT_LENGTH=1 \
                          -DGNU_PASS -DNO_GETLINE \
                          -DAPOP=\"/etc/pop.auth\" -DPOPUID=\"pop\" \
                          -DHOMEDIRMAIL

O programa procmail pode ser obtido no endereço ftp.unicamp.br://pub/unix-tools/procmail. Neste diretório escolha a versão mais recente para instalar.

A configuração do procmail é feita descomentando-se a linha

  #define MAILSPOOLHOME "/.mail"    /* watch the leading / */

dentro do arquivo procmail/src/authenticate.c

Desta forma, todas as mensagens que chegarem serão gravadas dentro do diretório $HOME/.mail.

Resta então alterar os demais MUAs para que peguem suas mensagens a partir da nova localização.

Para realizar esta alteração no pine, por exemplo, entre na opção "Setup" e altere o valor inbox-path para o caminho desejado.

Os programas Eudora e Netscape, enfim, qualquer um que utilize o protocolo POP, irão obter estas informações diretamente do servidor POP e não há necessidade de alterar suas configurações.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida