De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 14 de Julho de 1997
Com a proliferação da Web, tornou-se interessante possuir uma presença na Internet.
Esta presença pode ser obtida de várias formas; através de conexão direta à Internet, aluguel de espaço em provedores, etc.
O interessante todavia é que a empresa seja identificada diretamente a partir de seu nome e não como algo do tipo http://www.provedor.com.br/minhaempresa.html. É bem mais interessante se ter um endereço do tipo http://www.minhaempresa.com.br.
Isto posto, é necessário que se tenha um computador para cada nome de domínio? Não necessáriamente. É possível se configurar uma interface de rede de maneira a que ela possa responder a pacotes destinados a vários endereços IP. E mais importante, o servidor Web pode ser configurado de maneira a apresentar uma página diferente, dependendo do número IP sob o qual chegar a solicitação da URL.
Como fazer para configurar uma máquina para atender a vários domínios? Para cada sistema operacional os procedimentos são ligeiramente diferentes. A boa notícia é que existem vários documentos na Internet que explicam o que fazer para todos os casos possíveis.
O primeiro deles, e bastante completo, situa-se em http://www.thesphere.com/~dlp/TwoServers/. Toda a informação = necessária encontra-se lá. Existe também um outro documento em http://www.lancomp.com/MultipleDomains/ abordando o assunto relativamente a servidores Web da Netscape. E ainda mais um documento em http://www.dash.hh.se/(nobg)/docs/spinner/configuration/virtual.html.
Não se esquecer de configurar o seu DNS para cada um dos domínios desejados. Basta editar o arquivo /etc/named.boot incluindo, para cada domínio, uma diretiva do tipo
primary minhaempresa.com.br primary/minhaempresa.db
e é claro, criar um arquivo de dados para cada um dos domínios. Para o domínio acima, pode-se utilizar algo do tipo:
@ IN SOA ns.provedor.unicamp.br. admin.provedor.unicamp.br. ( 0001 ; Serial 3600 ; Refresh 300 ; Retry 3600000 ; Expire 3600 ) ; Minimum IN NS ns.provedor.unicamp.br. IN MX mail.provedor.com.br. www IN A 200.200.20.20
E finalmente, a configuração do servidor Web. A configuração abaixo aplica-se a servidores Apache. Diferentes servidores podem implementar esta solução de maneiras diferentes. Consulte sempre a documentação do seu servidor.
Para configurar o seu servidor Apache de maneira a que ele exiba uma página diferente para cada número IP, basta acrescentar no arquivo httpd.conf, para cada um dos domínios virtuais, as seguintes linhas:
<VirtualHost www.minhaempresa.com.br> ServerAdmin webmaster@minhaempresa.com.br DocumentRoot /www/data/minhaempresa ServerName www.minhaempresa.com.br ErrorLog logs/minhaempresa-error_log TransferLog logs/minhaempresa-access_log <VirtualHost>
Quando uma conexão for efetuada em um número IP que corresponda ao nome www.minhaempresa.com.br, o servidor Web se comportará conforme indicado acima. A página apresentada será aquela identificada pela diretiva DocumentRoot (/www/data/minhaempresa). Outra possibilidade, também utilizada no exemplo, é a gravação de registros de log distintos para cada um dos domínios virtuais (ErrorLog e TransferLog).
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários