De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 04 de Julho de 1997
Quando se deseja saber onde se encontra determinado programa, o comando which pode ser utilizado. Por exemplo, se eu desejar saber onde se encontra, dentro do path que eu criei, o programa vi, eu posso obter esta informação através do comando:
% which vi /bin/vi
Este comando irá varrer o path definido na variável de ambiente PATH e irá retornar a primeira ocorrência encontrada. No caso acima, sempre que o comando vi for invocado será executado o programa contido dentro do diretório /bin. Pode ocorrer entretanto de existirem várias versões de um comando dentro do path. Caso eu deseje conhecê-las, o shell script abaixo pode me dar esta informação:
#!/bin/csh foreach cmddir ($path) if ( -e $cmddir/$1 ) echo " $cmddir/$1" end
Para cada diretório contido dentro da variável path, será testada a existência do comando fornecido ao ser invocada a shell. Por exemplo:
% pathname vi /bin/vi /home/queiroz/bin/vi
Ou seja, além do diretório /bin, existe um comando chamado vi também dentro do diretório /home/queiroz/bin.
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários