De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 26 de Abril de 1997
Todas as dicas enviadas através desta lista são geradas originalmente com todos os acentos. Para facilitar a vida de quem lê mail com programas que não oferecem suporte a caracteres acentuados, eu crio uma outra versão do documento, sem conter os acentos. A dica de hoje, visto abordar acentuação obviamente não pode ser veiculada sem os acentos.
Para realizar esta conversão, foi criado um shell script que, utilizando o comando sed para efetuar a troca dos caracteres.
Este script pode ser utilizado para várias outras finalidades. Nós faziamos antigamente, quando não possuímos conexão rápida com a Internet, um mirror de alguns servidores Web que julgavamos úteis. Após a transferência das páginas via FTP (ainda não existiam ferramentas como wget e outros; talvez até já existissem, mas não as conheciamos) era rodado um shell script que convertia tudo que fosse http://www.site.edu para http://www.unicamp.br. Outra utilização, criar arquivos para processamento pelo programa Ventura Publisher, que convertia algumas marcações de parágrafos em tags para o Ventura. Pode-se até criar um editor HTML, que realiza a expansão de alguns tags em diretivas html.
O script possui dois componentes, um arquivo com os comandos propriamente ditos e um outro com diretivas para o comando sed.
Vamos ao primeiro deles, o script tiraacento:
#! /bin/sh # # Autor: Queiroz # Data : 11/08/94 # # Este shell script remove a acentuação de um arquivo # # A seguir, a localização do arquivo onde se encontram as diretivas # para o comando sed MACROS=/home/queiroz/bin # testa se foram fornecidos os arquivos de entrada e saida para # o comando. Caso haja erro neste passo emitir a mensagem e encerrar # o processamento if [ $# -lt 2 ]; then echo 1>&2 Sintaxe: $0 arquivo_entrada arquivo_saida exit 1 fi # Atribui à variável infile o primeiro argumento e à variável outfile # o segundo argumento infile=$1 outfile=$2 # Executa o comando sed para efetuar as substituições sed -f $MACROS/tiraacento.sed $infile > $outfile
O arquivo tiraacento.sed contém as diretivas para o comando sed. Desta forma o caracter ã será substituído por ~a e assim por diante.= Caso se opte por remover totalmente a acentuação basta substituir s/ã/~a/g por s/ã/a/g. Algumas pessoas preferem desta forma.=
s/ã/~a/g= s/Ã/~A/g= s/à/`a/g s/À/`A/g s/ô/\^o/g s/ô/o/g s/Õ/~O/g= s/é/e'/g s/É/E'/g s/á/a'/g s/ó/o'/g s/Á/A'/g s/Ó/O'/g s/ç/,c/g s/Ç/,C/g s/ê/\^e/g s/Ê/\^E/g s/ú/u'/g s/Ú/U'/g s/â/a\^/g s/Â/\^A/g s/í/i'/g s/Í/I'/g s/Ü/U/g s/ü/u/g
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários