NOTAS

O arquivo /etc/sendmail.cf é lido toda vez que o programa sendmail é invocado. Como o programa sendmail é executado sempre que se enviam mensagens, a sua configuração foi projetada de modo a ser fácil de ser analisada, o que pode torná-la difícil para os administradores entenderem.

MACROS (D):

A possibilidade de definir um valor uma vez e usá-lo em muitos lugares torna a manutenção do arquivo sendmail.cf mais fácil. A letra D define uma macro:

DRcenapad.unicamp.br

Neste caso R é o nome da macro e o seu valor é cenapad.unicamp.br. Para referenciar este valor em qualquer ponto do arquivo sendmail.cf, utilizar a expressão $R.

REGRAS (R):

As regras transformam endereços eletrônicos de uma forma em outra. Isto é importante porque endereços precisam se adequar a vários padrões e formatos diferentes.

R$-$@$1@$Huser ->> user@mailhub

CONJUNTO DE REGRAS (S):

Como as transformações podem requerer vários passos, as regras são organizadas em conjuntos. A diretiva S no arquivo sendmail.cf inicia um conjunto de regras:

S3

Este comando inicia o conjunto de regras número 3. Todos as regras (R) que se seguem pertencem a este conjunto de regras. Um conjunto de regras se encerra na próxima ocorrência de um comando S.

Macros de classe (C):

Existem ocasiões em que o valor de um texto definido através da diretiva D não é suficiente. Frequentemente será necessária a definição de múltiplos valores para uma macro. O comando C no arquivo sendmail.cf define uma macro de classe. Uma macro de classe é como um vetor pois pode conter vários valores:

CW localhost fontserver mailhost

Arquivos de macros de classe (F):

Este tipo de macros pode também ser definido em um arquivo de forma a tornar seu gerenciamento mais simples. Funciona exatamente como o comando C com a diferença de que os valores do vetor são obtidos de um arquivo ou como resultado da execução de um programa:

FW/etc/local/names
FW|/usr/local/bin/shownames

Opções (O):

As opções fornecem diversos tipos de informação ao programa sendmail tais como localização de arquivos, definem como o sendmail irá se comportar e como irá tratar erros, definir timeouts, etc. O comando O é usado para definir as opções do sendmail:

OQ/var/spool/mqueue

Cabeçalhos (H):

O comando H é usado para especificar quais cabeçalhos devem ser incluídos em uma mensagem:

HRReceived: $?from $s $.by $j ($v/$V)

Prioridade (P):

Nem todas as mensagens possuem a mesma prioridade. Mensagens enviadas para vários recipientes devem ser enviadas após mensagens individuais. O comando P define a prioridade a ser usada para determinadas mensagens. Esta prioridade é usada para determinar a ordem de processamento da mensagem quando for processada a fila de mail.

Pjunk=-100

Usuários Confiáveis (T):

Para que determinados programas funcionem satisfatoriamente é necessário que eles informem o sendmail a quem pertence determinada mensagem. Isto é preciso quando este software é executado sob uma identificação diferente daquela contida na linha From: no cabeçalho.

T root daemon uucp

O comando acima indica que existem três usuários em quem se pode confiar: root daemon e uucp.

| Anterior | | Próxima | | Sumário |

SENDMAIL
Página 12.1