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Consumidores são atendidos ou inventados?

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 01 de Maio de 2012

O foco nos debates em marketing costuma ser o futuro e as ansiedades dos consumidores.

É verdade que a tecnologia e a velocidade da internet para troca de informações nos aproximaram desse tempo que parecia longínquo.

Os últimos cinquenta anos da era industrial são surpreendentes, mas o poder de materialização que o homem conseguiu depois de década de oitenta é assustador.

Há uma questão interessante sobre a criação de mercados. Alimentos eram conservados no sal ou na banha antes da criação dos refrigeradores. Dessa forma, a necessidade de conservação, ansiedade do consumidor, criou o produto: a geladeira e o freezer.

O recurso, com a evolução técnica, permitiu o congelamento de alimentos prontos. Estes, por sua vez, criaram um novo consumidor, que a princípio rejeitava a idéia.

Vamos a outro exemplo: para praticar esportes um tipo de calçado foi criado, o tênis. Popularizado, saiu das quadras e dos campos para a vida social.

A princípio, foi criado para atender uma necessidade e ansiedade. Porém, popularizado, criou uma moda e um novo consumidor. Conta a história que o tênis, como material de apoio ao esporte, tem mais de três séculos.

Você já parou para pensar que a gigantesca indústria do fast food é produto da preguiça?

A história não é comprovada, mas tem sua lógica, então conheça John Montagu, 4º Conde de Sandwich.

Século XVIII, o Conde, faminto, não queria deixar o que estava fazendo. De acordo com fontes não oficiais, jogava cartas. Assim, ordenou ao criado que fizesse algo simples e rápido. Este, apavorado, - não sabemos como estava o humor do Conde no jogo - apanhou fatias de pão e as recheou com presunto. Seu senhor gostou tanto que pouco disposto a jantares formais, nunca mais jantou, rendeu-se a iguaria. Nascia um produto que criaria consumidores e uma bilionária indústria.

A intelectologia em marketing tem o poder não só da transformação, mas da criação.

Conquista pelo estomago, pela mente ou pelo coração, o vídeo "Top Of Heart - A reinvenção do consumidor" traz uma reflexão sobre o assunto.

Use o link para acessá-lo: http://www.youtube.com/watch?v=DGhBqF8LpM0&feature=youtu.be

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

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