você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Você já pensou em cursos In Company, Customizados, Aplicados Just in time?

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 20 de Dezembro de 2011

Barreiras em gestão da produção, PPCP, materiais, financeira, no desenvolvimento de mercado, dificilmente residem em questões isoladas, mas na interdependência entre áreas.

Assoberbados, intoxicados pelas dificuldades, nem sempre nos é fácil perceber se os problemas que enfrentamos são causa ou efeito.

Questões que a princípio parecem de difícil equacionamento costumam encontrar soluções em poucas gotas de serenidade. Nisso reside a sabedoria em buscar ajuda.

Perguntar para quem sabe, para quem viu, para quem fez, encurta a o caminho, agiliza o processo, economiza energia, reduz os custos, aumenta os lucros. A não ser que o objetivo seja disputa pela razão e não por obtenção resultados. A união faz a força, a força dificilmente faz a união. Os caminhos do fracasso também são asfaltados por desejos e intenções.

Com o preparar os colaboradores para descoberta e encaminhamento de soluções quando apenas informações não se mostram suficientes?

Cursos In Company, Customizados e aplicados Just in Time é uma excelente forma de obtenção de resultados. O direcionamento do modelo leva em conta a realidade de cada empresa. A interação e integração dos membros dos grupos nos debates incentivam a aplicação do capital intelectual residente na organização.

Em muitos casos os colaboradores não necessitam conhecimentos técnicos adicionais, mas métodos e formas para aplicá-los. Não basta acumular conhecimento, é necessário investi-lo.

Essa metodologia visa não só capacitação, mas principalmente potencialização do uso dos conhecimentos residentes. Soluções demoram a aparecer porque os gestores atarefados não sabem onde procurar o capital intelectual, pois, muitas vezes, ainda que presente, está oculto.

As vantagens competitivas são frutos da gestão do conhecimento, que permite os gestores se voltarem ao mercado. Empresa que aprende é aquela capaz de acelerar seu fluxo, permitindo que este se integre à sua cultura. Sem isto, quando talentos a deixam, levam consigo parte de seu potencial.

Ao agirem de forma reativa empresas copiam habilidades e não conhecimentos, com isso não se dão conta da inteligência dos concorrentes.

A gestão do conhecimento, independente da área, precisa estar voltada para o mercado. Dificuldades provocam o efeito contrário, levam os gestores a se voltarem para dentro da organização, ficando presos a processos internos.

A gestão do conhecimento demanda gestores do conhecimento, nesse sentido a área de recursos humanos deve ter papel preponderante.

Qualificar e estocar não gera resultados, a controladoria não contabiliza esse ativo que acabará se perdendo ou se tornando obsoleto.

A condução da expertise para aplicação no processo de gestão é que provoca efeitos.

Cursos In Company, Customizados, aplicados Just in Time, é uma forma objetiva de atacar dificuldades de gestão.

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna