você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Simpatia das sete sementes para geração de lucro

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 13 de Dezembro de 2011

O ano está chegando ao fim, algumas medidas extras que favoreçam a sorte não será de mais!

Alguns programas de trabalho para retirar empresas de situações difíceis dependem de fé.

Sem crença de que os esforços gerarão resultados a médio e longo prazos, qualquer tentativa depois de algum tempo será abandonada.

Ter âncoras motivacionais e psicológicas ajuda muito, principalmente aquelas que permitem a sustentação de programas por prazos mais dilatados.

Um trabalho bastante interessante é o seguinte:

Pegue uma folha de papel (no. 1), cole 7 sementes de uva na parte superior.

Faça um exercício com bastante atenção, descrevendo a visão, crenças e valores que o levaram a determinar a missão do empreendimento que criou ou está criando.

Lembre-se, isso será divulgado para toda a sua equipe, portanto seja claro e específico.

Em outra folha (no. 2) cole 7 sementes de romã

Prepare a lista de adição de competências.

Concentre-se nas pessoas que podem ajudá-lo no projeto e determine o programa de contatos e convites para que se juntem a você nessa empreitada.

Defina as áreas de responsabilidade e delegação que envolverão seus colaboradores.

Apanhe mais uma folha (no. 3), cole 7 sementes de maçã

Faça a descrição mais detalhada que puder de seu projeto.

Essa será a grande referência para que a sua equipe possa entender os caminhos que gostaria de seguir e para os debates e aperfeiçoamento das idéias.

Nesse primeiro momento envolva o maior de número de colaboradores em posições estratégicas. Os que vierem depois poderão dar suas contribuições no desenrolar do programa.

Em mais uma folha (no. 4), cole sete sementes de lentinha

Faça um cronograma detalhado de todos os passos do programa, colocando tarefas e datas a serem cumpridas.

Lembre-se sempre de trabalhar em grupo, nunca perdendo de vista a visão, as crenças e os valores que o permitiram estabelecer sua missão.

Apanhe outra folha (no. 5), cole sete sementes de melancia

Estabeleça a forma de acompanhamento do programa de trabalho, mantendo sempre o cronograma como base. Observe as responsabilidades e áreas de influências de acordo com as delegações que proceder.

Ainda, em mais uma folha (no. 6), cole sete sementes de arroz.

Descreva os procedimentos para correção de rota, estabelecendo seu plano de contingências para desvios previstos, deixando claro que medidas adicionais podem ser tomadas para situações excepcionais.

Finalmente, em outra folha (no. 7), cole sete sementes de girassol

Descreva o plano de recompensas e reconhecimento de acordo com o sucesso alcançado e atendimento a missão.

Não deixe de envolver as pessoas em todos os passos, firmando acordos num processo ganha-ganha.

Tratando cada um dos assuntos de forma objetiva e transparente, será melhor para todos e menos conflitos e dúvidas surgirão no desenvolvimento do programa.

A sua capacidade de divulgação de sua missão facilitará o envolvimento e motivação da equipe em busca dos resultados.

O caminho do sucesso é asfaltado por dificuldades, resistências, e muitas vezes é longo, mas sempre possível de ser trilhado e superado.

Este programa aplicado com intensidade, fé e paixão, é uma excelente ferramenta de trabalho para quem almeja o sucesso.

Eu, como neto de espanhóis, não acredito em simpatias, mas muitas empresas que a praticaram por um ano, com perseverança, obtiveram excelentes resultados.

Você não tem nada a perder, porque não tenta, são apenas sete sementes?

Poderá ter belas surpresas!

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna